cm-condeixa.pt / notícias / Medicamentos gratuitos para famílias com carência económica
26 de Outubro de 2018

Medicamentos gratuitos para famílias com carência económica

As famílias de Condeixa-a-Nova que, comprovadamente, tenham dificuldades financeiras, vão beneficiar de gratuitidade de medicamentos sob prescrição médica. Este benefício resulta da assinatura de um protocolo de cariz solidário, ontem, entre a Associação Dignitude e a Câmara Municipal.

Nuno Moita, presidente da autarquia, e Augusto Meneses, diretor da Associação Dignitude e presidente da delegação do Centro da Associação Nacional de Farmácias, certificaram o documento, na presença de representantes das cinco farmácias do concelho de Condeixa-a-Nova.

O financiamento é da responsabilidade do Município de Condeixa-a-Nova e da Associação Dignitude que, em conjunto, garantem a totalidade da coparticipação que estaria a cargo do doente.

O município fica responsável pela “referenciação de indivíduos socialmente vulneráveis, cuja situação seja enquadrável no Programa abem”.

Trata-se de uma iniciativa lançada em maio de 2016, que já assegurou a compra de cerca de 144 mil medicamentos por todo o país, tendo ajudado mais de 3.400 famílias na aquisição dos medicamentos de que necessitam, o que se traduz em mais de 6.500 beneficiários.

A Rede Solidária do Medicamento “garante o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, e que sejam enquadráveis nos critérios de admissibilidade”.

Já foram desenvolvidos protocolos com municípios em todos os distritos do continente e também nas regiões autónomas (20 distritos e 93 concelhos).

Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão Abem”, bastando apresentá-lo na farmácia.

Fonte: Diário As Beiras