cm-condeixa.pt / notícias / Prejuízos da tempestade Leslie podem ultrapassar os 4 milhões de euros
19 de Outubro de 2018

Prejuízos da tempestade Leslie podem ultrapassar os 4 milhões de euros

Os prejuízos provocados pela tempestade Leslie no concelho de Condeixa-a-Nova ascendem a cerca de quatro milhões de euros, de acordo com um primeiro levantamento, com estragos avultados em equipamentos municipais, em empresas e habitações.

A contabilidade dos danos ainda não está fechada e admite-se que possa superar aquele valor, pelo que se mantém a recolha das declarações de prejuízos das habitações danificadas, num formulário já disponibilizado nas Juntas de Freguesia e no sitio da internet da Câmara Municipal, o qual poderá ser enviado para o email prejuizos.leslie@cm-condeixa.pt ou entregue em qualquer um daqueles locais até ao dia 23 de outubro.

“É importante que quem seja detentor de seguro que o acione para uma mais célere resolução da situação embora confiemos que as populações afetadas nesta calamidade não serão esquecidas pela Administração Central”, refere Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal.

As infraestruturas e equipamentos municipais sofreram danos avaliados em perto de um milhão de euros, sendo que cerca de 700 mil euros dizem respeito às piscinas municipais, onde as fortes rajadas de vento destruíram duas fachadas e toda a cobertura. A reparação do edifício poderá demorar entre quatro a cinco meses, ponderando a autarquia adjudicar a obra por ajuste direto para agilizar a reabertura. O Governo, através do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, prometeu ajudar na recuperação dos estragos, durante uma visita que efetuou terça feira passada a Condeixa.

Os prejuízos mais elevados - cerca de 2,5 milhões de euros - verificaram-se em empresas de diversos setores de atividade, excluindo o setor agrícola, cujos danos, designadamente em estufas, representam cerca de 400 mil euros. “Estes valores dizem respeito apenas a prejuízos diretos, faltando ainda contabilizar as perdas de matéria prima e de produção, porque muitas destas empresas tiveram que interromper a atividade por falta de condições”, salienta o autarca.

Há ainda a registar as consequências da forte tempestade em habitações e outras edificações que ascendem a cerca de 150 mil euros, tendo havido necessidade de realojar cinco famílias.

“Gostaria de deixar uma palavra de apreço à fantástica capacidade de resiliência dos condeixenses que no domingo, logo depois da tempestade, iniciaram a tarefa de repor a normalidade nas suas vidas e nas suas habitações. Há aldeias que foram um verdadeiro exemplo de solidariedade onde todos se ajudaram para fazer face às adversidades da noite de sábado”, referiu Nuno Moita da Costa.

Condeixa-a-Nova ainda mantém o Plano Municipal de Emergência ativo estando previsto que o mesmo seja desativado esta sexta feira em reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, uma vez que os trabalhos agora a realizar se prendem essencialmente com a limpeza e manutenção das vias e dos espaços públicos.

Formulário disponível aqui.