cm-condeixa.pt / notícias / Plano Municipal de Emergência ativado após passagem do furacão Leslie
14 de Outubro de 2018

Plano Municipal de Emergência ativado após passagem do furacão Leslie

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Condeixa-a-Nova decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência para agilizar a capacidade de resposta aos estragos provocados pela passagem do furacão Leslie.

A decisão foi tomada em reunião realizada este domingo considerando a dimensão dos danos verificados em habitações assim como em edifícios e monumentos classificados e a necessidade de uma intervenção urgente para evitar a possível suspensão do fornecimento de água potável por um período superior a 24 horas, além da suspensão do fornecimento de energia que já se verifica em alguns locais do concelho.

A ativação do Plano Municipal de Emergência permitirá agilizar a capacidade de resposta e a mobilização de meios para repor, mais rapidamente, a normalidade.

O Município de Condeixa-a-Nova ainda se encontra a efetuar o levantamento dos danos provocados pelo furacão Leslie nos equipamentos municipais, dos quais se destacam os prejuízos verificados nas Piscinas Municipais, onde a quebra de uma das fachadas envidraçadas originou o arranque da cobertura do edifício, o que impossibilitará a sua abertura nos próximos dias.

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, realça os estragos nas vias rodoviárias que resultaram no corte de acessos às aldeias devido, sobretudo, à queda de árvores, situações que mereceram intervenção prioritária, durante a noite de domingo, por parte dos agentes da Proteção Civil.

“A situação mais preocupante de momento prende-se com o fornecimento de energia quer às habitações quer às captações de água, o que poderá comprometer o abastecimento público de água, situação que já se tem verificado em algumas zonas do concelho”, refere Nuno Moita da Costa.

O autarca assegura que estão a ser realizados “todos os esforços” para repor a normalidade com a maior rapidez possível.

“Os Bombeiros, a GNR, os funcionários da Câmara e das Juntas de Freguesia têm sido inexcedíveis no esforço que têm feito para, tão rápido quanto possível, concluírem os trabalhos, sendo certo que há algumas situações que poderão requerer mais tempo para a sua resolução”, adianta o edil.