cm-condeixa.pt / notícias / Dia Mundial da Água assinalado em Condeixa
23 de Março de 2018

Dia Mundial da Água assinalado em Condeixa

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Condeixa recebeu, no salão nobre da autarquia, a Águas do Centro Litoral que se encontra a promover junto dos seus acionistas, várias ações de sensibilização ambiental.

A Águas do Centro Litoral (AdCL) pretende promover a qualidade da água da torneira, incentivando o consumo deste bem essencial junto dos seus acionistas. Nesse sentido, e por ocasião do Dia Mundial da Água, serão distribuídas, por todas as câmaras municipais da área de intervenção da AdCL, umas garrafas de vidro, relembrando que beber água da torneira é essencial para a saúde, bastando um simples gesto em qualquer ambiente e em qualquer atividade.

O objetivo da empresa é, assim, sensibilizar os seus acionistas, clientes e utilizadores para o consumo de água da torneira: água de qualidade, a baixo custo e facilmente acessível.

Como entidade responsável pela captação e tratamento de água, a AdCL fornece uma água de qualidade, garantida pela qualidade das origens, pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras em “baixa” (câmaras municipais, Águas de Coimbra e SMAS de Leiria).

A água da AdCL é uma água tratada, de excelente qualidade, sujeita a análises diárias, cumprindo os requisitos legais nacionais e europeus (Decreto-Lei n.º 152/2017), tendo obtido, em 2017, por parte da ERSAR, o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”. Uma distinção que vem evidenciar o empenho da AdCL no cumprimento das suas funções para com os clientes. Um serviço de qualidade que permitirá, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final.

Sensibilizar as populações para a importância do uso racional e da preservação da água é o principal objetivo destas atividades de educação ambiental que serão desenvolvidas por ocasião do Dia Mundial da Água.

Águas do Centro Litoral serve 320 mil habitantes

A Águas do Centro Litoral serve, a nível de tratamento de água, 10 municípiosregistando uma taxa de cobertura de83%.

A AdCL produziu, em 2017, perto de 25 milhões metros cúbicos de água, abastecendo mais de 320 mil habitantescom uma água de qualidade e em quantidade. A Águas do Centro Litoral é responsável pelo abastecimento de água de dez municípios da região Centro Litoral, através de duas estações de tratamento de água (ETA), 11 captações, 46 reservatórios, 27 estações elevatórias e 245 km de condutas instaladas.