cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa aprova programa Go Invest para atrair investimento
31 de Agosto de 2017

Condeixa aprova programa Go Invest para atrair investimento

O município de Condeixa aprovou, esta quarta feira, em reunião de câmara, o regulamento do programa “Go Invest”, que prevê a concessão de benefícios e apoios ao investimento, de forma a atrair empresas e empreendedores e a apoiar o tecido empresarial.

“É um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento económico e faz parte da nossa estratégia de fixação e captação de investimento para o nosso município, tornando-o cada vez mais atrativo a potenciais investidores, já que os bons investimentos têm normalmente um efeito multiplicador na economia local e são irradiadores de sinergias positivas no tecido económico e social”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O programa “Go Invest” prevê a atribuição de um conjunto de apoios e benefícios, em função do investimento e do número de postos de trabalho a criar e abrange todos os setores de atividade e todas as iniciativas empresariais de carácter económico no concelho de Condeixa-a-Nova que sejam classificadas como projetos de investimento de interesse municipal, designados como “GO Invest”.

Estão abrangidas pelo regulamento as empresas que apresentem um projeto de investimento que contemple a criação ou manutenção no mínimo de 3 postos de trabalho e um montante de investimento igual ou superior a 25 mil euros, ficando obrigadas a manter o investimento realizado por um período mínimo de cinco anos.

Os benefícios e apoios a conceder poderão revestir-se de várias modalidades, nomeadamente sob a forma de benefícios fiscais (isenção total ou parcial do IMI e IMT), isenção ou redução de taxas municipais e de apoios procedimentais.

Com este programa, a autarquia pretende acompanhar o investidor durante todas as fases do processo de investimento, atribuindo-lhe um gestor de projeto GO Invest, criando-lhe uma via verde nos procedimentos administrativos, assegurando deste modo a celeridade e eficácia da respetiva tramitação. Neste âmbito, é concedido apoio técnico especializado através de, por exemplo, aconselhamento e colaboração na escolha da localização de terrenos e espaços disponíveis, na prestação de informação sobre as formalidades legais na constituição de uma empresa, na informação sobre os apoios financeiros nacionais ou comunitários disponíveis e sobre os eventos, formações e feiras existentes.