cm-condeixa.pt / notícias / Viagem confortável pelo tempo no Museu Multimédia de Condeixa
06 de Fevereiro de 2016

Viagem confortável pelo tempo no Museu Multimédia de Condeixa

Eixo de romanização POROS é um centro de interpretação dedicado ao romano que funcionará em complemento a Conímbriga, usando as novas tecnologias como forma preferencial de comunicação.

O Museu Multimédia Portugal Romano e Sicó (POROS) de Condeixa-a-Nova vai ser inaugurado no final do próximo mês de Março, pretendendo ser uma valência complementar às ruínas de Conímbriga. Nuno Moita, presidente da autarquia, afirmou que o novo espaço vai reunir «achados arqueológicos, que visam complementar Conímbriga, aumentando o potencial turístico dentro de Condeixa e o eixo de romanização da região», apelando «ao apoio do Turismo Centro de Portugal e Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra» para o projecto POROS.

Durante a visita guiada, Patrícia Ribeiro, arquitecta da Divisão de Planeamento Urbanístico da autarquia, relatou pormenorizadamente todos os pólos de interesse do novo espaço: «Pretende-se que a visita ao POROS funcione como um complemento à visita a Conímbriga, dando ao visitante a tridimensionalidade não facilmente perceptível nas ruínas», disse a técnica superior.

O POROS pretende começar no processo da romanização da Lusitânia, em geral, e do território de Sicó, em particular, e efectuar a maior viagem alguma vez feita pela Epopeia de Roma, contando e transmitindo uma mensagem de aventura, conhecimento, construção e aquisição de novas experiências, saberes e ciência proporcionada pelo encontro de culturas.

«O projecto guia-se pela visão de uma estratégia de gestão de um espaço museológico e interpretativo dinâmico, interactivo e educativo que permita a implementação de medidas de salvaguarda e divulgação da Memória Histórica da Romanização», adiantou.

Patrícia Ribeiro proporcionou uma viagem no tempo, conduzindo os presentes por uma sequência de salas, dos seus conteúdos e das principais aplicações tecnológicas. Neste “regresso ao passado”, as incidências causaram curiosidades múltiplas nos espaços “Tempus Fugit”, permitindo ir até aos inícios de Roma e à chegada dos romanos ao nosso território; “Roma, Engenho e Glória”, dando a conhecer as origens do Império Romano, a sua formação e história, bem como as lendas a ele associadas; “Legiões, Conquista e Poder”, revelando a fórmula como o exército contribui para a expansão de Roma e a constituição do Império.

Concelho de Condeixa com nova via aberta para o mundo

A Câmara de Condeixa lançou ontem, a meio da tarde, um novo “site” para percorrer todas as “estradas” dos quatro cantos do mundo. Desenvolvido a partir de uma plataforma com um design contemporâneo, atractivo e com melhor capacidade de resposta, a entrada e saída de Condeixa, via “online”, permite “acelerações” vertiginosas pelos “microsites” com os mais diversos temas, nomeadamente ambiente, biblioteca, cultura, desporto e associativismo, educação e turismo. A nova página, desenvolvida ao longo do último ano e meio pela PixelStudio e com os contributos de todos os departamentos da autarquia, facilita a relação entre o munícipe e a autarquia.

Assista ao vídeo de apresentação do novo website: