MENU
cm-condeixa.pt / notícias / À espera do Parque Tecnológico
15 de Março de 2007

À espera do Parque Tecnológico

José Manuel Filipe acredita que a instalação do Parque Tecnológico de Coimbra vai contribuir para o desenvolvimento definitivo da freguesia de Antanhol. O presidente tem pena de deixar o projecto a meio

A instalação na freguesia do Parque Tecnológico de Coimbra, também conhecido como Coimbra Inovação Parque, é entendida pelo presidente da Junta de Freguesia de Antanhol (JFA), José Manuel Filipe, como o factor decisivo para o desenvolvimento definitivo da freguesia, que preside há seis anos.

O parque de inovação em ciência, tecnologia e saúde, que pretende vir a ser um dos principais pólos agregadores de empresas com base científica e tecnológica em Portugal, vai ocupar uma área aproximada de 167 hectares na freguesia do concelho de Coimbra.

«Tenho pena de ir embora e deixar o pólo da saúde noutras mãos, porque vai aqui ficar uma das melhores coisas do distrito de Coimbra», referiu José Manuel Filipe, antes de se referir à grandeza do projecto: «É uma obra importante que conseguimos trazer para aqui e que vai abrir outras perspectivas à freguesia em vários domínios».

Apesar do fim do mandato ainda vir longe, o presidente da JFA assegura não pretender «continuar além dos dois mandatos», razão pela qual entende que «a manutenção de uma das pessoas da actual equipa na presidência é a solução ideal para manter o trabalho e conseguir levar os projectos para a frente».

Subsídios em atraso complicam trabalho

Nascido e criado em Antanhol, José Manuel Filipe diz fazer «as coisas sem pensar que depois se vai orgulhar». A falta de dinheiro com que tem convivido no segundo mandato, provocada pela falta de regularização das verbas previstas no orçamento da autarquia de Coimbra, é apontada como a principal dificuldade na gestão da JFA.

«Temos boa relação com a câmara, mas o dinheiro não chega e faz-nos falta», lamenta o autarca, que apresenta as obras de saneamento, o alcatroamento da estrada que liga Antanhol à Ribeira de Frades e o arranjo das escolas da freguesia como obras que serviram para «dar mais qualidade de vida à população».

O cemitério também vai sofrer remodelações, estando já prevista, durante este ano, a construção de 21 ossários. «Fazemos obras, mas não temos nenhuma de encher o olho», esclarece José Manuel Filipe, que diz presidir a junta de freguesia que mais obras concretiza mesmo sem apoio da autarquia.

O crescimento da freguesia, incentivado pela presença de novas famílias, foi feito de forma cuidada. Segundo Viriato Dias, secretário da JFA que está, desde Junho, em funções, «está a acontecer com peso e medida», de forma a «não descaracterizar a terra».

Retomar actividades culturais é objectivo

Bem servida de acessibilidades, Antanhol quer mais. «A melhoria da totalidade do eixo entre Condeixa e Coimbra significaria um passo importante para a fluidez do trânsito», reconhece o secretário da junta, que não esquece os melhoramentos levados a cabo ao nível da segurança.

«Há pessoas que não gostam, mas a colocação de passadeiras e lombas na estrada que atravessa o centro de Antanhol era necessário para proteger quem aqui vive», afirmou Viriato Dias, antes de ser interrompido por Vasco Paiva, tesoureiro da JFA: «Era preciso meter um travão aos aceleras».

O orçamento anual de 132 mil euros não dá para tudo. Ainda assim, «o apoio da junta não tem faltado às colectividades da freguesia». Retomar as actividades culturais é um objectivo para o que resto do mandato, mas, segundo Viriato Dias, para tal «é preciso que o dinheiro apareça e sejam pagos os subsídios», estando prevista «a criação de um pequeno museu vivo da história da freguesia».

Em jeito de balanço antecipado, os três elementos da JFA, que agora já tem brasão, não têm dúvidas em dizer que «em termos de estruturas, Antanhol vai ficar melhor do que estava». Apesar do vandalismo verificado no final do ano, que provocou estragos em caixotes do lixo, paragens de autocarro, espelhos, sinais e postes de iluminação, «a freguesia está melhor apetrechada».

Freguesia proporciona viagem pela história

A freguesia de Antanhol, que ocupa uma área com cerca de 10 km2, faz fronteira com as de Cernache a sul, Assafarge a nascente, Ribeira de Frades e Taveiro a poente e Santa Clara e S. Martinho do Bispo a norte. Nossa Senhora da Alegria é a padroeira de uma região com 2.558 habitantes, em que 2.448 exercem o direito de voto.

As características da zona indicam que o seu povoamento ocorreu desde cedo num sítio alto, razão pela qual a população afirma que tal deve ter acontecido no local designado por Mata Velha ou Cidade Velha. Grupos de famílias extensas, com actividades ligadas à agropastorícia e à pequena agricultura, foram as primeiras a ocupar os lugares da freguesia.

Antanhol, Albergaria, Cegonheira, Valongo, Cardanha, Moinho de Vento e Quinta do Limoeiro constituem a freguesia do concelho de Coimbra, que integra os seguintes movimentos associativos: Grupo de Danças e Cantares Valonguense, Associação Recreativa e Cultural de Albergaria, Clube de Caça e Pesca de Antanhol e escuteiros.

Quanto à designação da paróquia que aqui se organizou, em plena Idade Média, teria sido dado o nome de Nossa Senhora da Alegria (de Aranhol ou Antanhol). A principal festa da freguesia, Santíssimo Sacramento, realiza-se, todos os anos, na última semana de Setembro.

O último domingo de Maio homenageia Nossa Senhora da Alegria, enquanto as festas em honra de S. Domingos decorrem em Outubro. No lugar de Albergaria, Novembro é o mês em que é homenageado S. Miguel, estando os dias 12 e 13 de Junho reservados para as festas de Nossa Senhora da Conceição, em Valongo. As marchas populares decorrem a 12 e 23 de Junho.

A Igreja Matriz, reconstruída durante o século XIV, assume-se como o ex-líbris de Antanhol. No interior podem ser vistas imagens, do tempo da sua fundação, de S. Bento e Santa Escolástica. Há sete séculos atrás, dependia do Convento de Semide, tendo, na época, sido construído um paço, designado, actualmente, por Quinta do Paço, que integrava várias propriedades e aforamentos rurais no território da freguesia.

O património arquitectónico de Antanhol também inclui a Capela de S. Miguel, em Albergaria. Um espaço onde pode ser encontrada uma imagem de pedra do estilo gótico do século XVI. No âmbito das atracções turísticas, destaque ainda para a Cidade da Mata, a Capela de Santo António, os cruzeiros da Cruzinha e do Adro Velho, as fontes de Antanhol e da Lapa e os moinhos de água de Valongo.

Os cerca de dois por cento da população emigrada em vários países em busca de melhores condições de vida têm investido na freguesia em áreas muito diversificadas. O aeródromo Bissaya Barreto surge como dinamizador da região, que tem na agricultura, indústria têxtil e transformação de mármore as principais actividades económicas.

ARQUIVO

mais notícias relacionadas com Notícias
CONDEIXA-A-NOVA, CIUDAD ROMANA
Red de Ciudades Romanas del Atlántico
CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
PARTICIPE!

Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova

WWW. opcondeixa.pt

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia Conimbriga

    Estrada Nacional 342, Rua Principal , 26 Ega Tel.: 239948542

    + INFO