Origem
O movimento das cidades educadoras teve início em 1990 no "I Congresso Internacional de Cidades Educadoras", em Barcelona, Espanha, onde um grupo de cidades, com o objetivo de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, outorgou uma série de princípios, assumindo-os como modelo de atuação e sintetizados na Carta das Cidades Educadoras. Em 1994, formalizou-se como Associação Internacional das Cidades Educadoras, criada oficialmente na terceira edição do congresso, em Bolonha, Itália.
Objetivos
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) tem como objectivos:
— Promover o cumprimento dos princípios da carta das Cidades Educadoras;
— Impulsionar colaborações e acções concretas entre as Cidades;
— Participar e cooperar activamente em projectos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns;
— Aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização;
— Influir no processo de tomada de decisões dos Governos e das Instituições Internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras;
— Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.
Vantagens
Como associada da AICE, Condeixa-a-Nova pode participar e organizar congressos no âmbito desta rede e interagir em intercâmbios de experiências e projetos educacionais e de cidadania. A promoção e divulgação de programas, atividades e investimentos realizados na rede escolar, como a construção de novos estabelecimentos de ensino, a adoção de normas de funcionamento ou a implementação de boas práticas, é outra das mais-valias alcançadas através da AICE, que permite, também, o acesso a iniciativas de vários organismos como a Unesco, a Organização de Estudos Iberoamericanos e a União Europeia.
Estrutura
Em cada país, os membros da AICE constituem-se em núcleos. Condeixa-a-Nova integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual o concelho faz parte juntamente com cerca de cinco dezenas de municípios. Em Portugal, a rede de cidades educadoras publica, anualmente, um boletim, impresso e em formato digital para reforçar a troca e partilha de experiências e promover a reflexão e o debate sobre temas de interesse educador entre as cidades.