Investigadora, 44 anos
Ana Teresa Gomes de Oliveira Manaia, natural de Coimbra, viveu em Braga até aos 10 anos de idade onde frequentou a Escola Primária, foi residente na freguesia de Condeixa-a-Velha até 2005 e desde esse ano que reside em Condeixa-a-Nova.
Licenciada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Coimbra, com Mestrado Nacional em Engenharia e Ciência de Materiais frequentado em 4 universidades portuguesas (Coimbra, Aveiro, Minho, Nova de Lisboa) é atualmente doutoranda em Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra.
Com formação profissional na área financeira e transferência de tecnologia para as empresas foi coordenadora de projetos de investigação científica aplicada no Laboratório de Materiais do Instituto Pedro Nunes em Coimbra, entidade onde ingressou como investigadora em 2003. Foi ainda investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da Universidade de Coimbra.
Representante do Instituto Pedro Nunes em Associações Nacionais e Entidades Europeias é membro do Grupo Nacional de Apoio à Discussão do Horizonte Europa na Agência de Inovação de Portugal e integra a lista de Peritos Internacionais do Horizonte Europa da Comissão Europeia. Integrou desde 2000 listas a órgãos autárquicos e à Assembleia da República, pelo Partido Socialista. Foi membro do Executivo da Junta de Freguesia de Condeixa-a-Nova entre 2009 e 2013.
É vereadora da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova desde 2013.
Tirando partido do seu conhecimento em inovação, desenvolvimento empresarial, implementação de ações de sustentabilidade ambiental e de economia circular, bem como a sua ligação ao ensino superior, a integração na lista do Partido Socialista à Câmara Municipal, liderada pelo Nuno Moita, pretende ser dinamizadora na área da inovação, empreendedorismo e educação sustentável dando continuidade aos trabalhos do anterior executivo com o objetivo de atingir as metas do Portugal 2030 para uma Europa de União e Inovação.