A exposição evoca uma das manifestações religiosas de maior tradição no concelho de Condeixa, a função dos Passos, cujas origens remontam pelo menos ao séc. XVIII.
Trata-se de um projeto que conta com uma forte colaboração da comunidade condeixense, na medida em que, são precisamente os seus testemunhos de fé a dar corpo a este projeto. Pretende-se assim unir a esfera religiosa em que estas comemorações se inserem e a esfera cultural.
Contará com espólio sacro cedido pela Unidade Pastoral de Conímbriga e pela Confraria das Almas do Purgatório e do Senhor dos Passos, registos fotográficos de várias épocas e painéis informativos alusivos à história e às tradições associadas a esta celebração, em conta à realidade vivida na vila de Condeixa.
O público terá ainda oportunidade de assistir a um pequeno documentário acerca das celebrações dos Passos do ano 2022, onde após 2 anos de interregno forçado, devido à pandemia de COVID-19, foi possível voltar à rua com esta manifestação de fé e cultura.
“Os Caminhos da Cruz: a função do Senhor dos Passos em Condeixa-a-Nova” é uma exposição sobre uma das vivências mais intensas no concelho. A fé, aliada à história palaciana de Condeixa, em que grande parte dos palácios detêm um nicho para cada um dos passos de Cristo até ao Calvário, vincou este momento religioso na memória coletiva.
A exposição contempla alguns elementos de arte sacra, assim como um núcleo documental e histórico e um documentário em que privilegiamos os testemunhos daqueles que vivem intensamente esta tradição e a narram com emoção e fé. A exposição inaugura no dia 24 de fevereiro, na Casa dos Arcos, rua de Condeixinha, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.