Bretten (Alemanha), Longjumeau (França), Idanha-a-Nova e Pontypool (País de Gales), cada um dos quais distinguido pela toponímia da vila.
A diversidade geográfica e cultural destas cidades projeta, simultaneamente, as geminações numa esfera de objetivos mais lata, atuando como reforço de uma identidade comum: a europeia.
O mais antigo e profícuo protocolo de geminação foi assinado em 1985, com a cidade de Bretten. O reforço de vínculos com esta cidade alemã, do estado de Baden-Württemberg, foi largamente motivado pela existência de uma comunidade emigrante condeixense, que buscou, nessa cidade, a melhoria das suas condições de vida. Esta primeira aliança firmada viria a dar o mote para a geminação com as cidades de Pontypool e Longjumeau, já geminadas com Bretten.
Cidade dos arredores de Paris, com cerca de 21 500 habitantes, Longjumeau está geminada com Condeixa-a-Nova desde 1990.
O protocolo de geminação estabelecido em 1994, com Idanha-a-Nova, vila do distrito de Castelo Branco, encontra a sua justificação nas afinidades flagrantes entre estes dois municípios portugueses. Entre elas, podem apontar-se a existência de um património arqueológico romano de relevo, em ambos os concelhos, bem como a admiração o e interesse pela figura e pelo legado de Fernando Namora que, natural de Condeixa, exerceu clínica em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.
A geminação com o município de Pontypool, situado no sul do País de Gales, é levada a cabo em Outubro de 1999, perfazendo-se dessa forma, simbolicamente, a quarta folha de um trevo entre estas cidades geminadas, augúrio de um futuro venturoso.
Nota: A este respeito, vide: Um Projeto Comum – Os Passos da Geminação, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, 2013.
WWW. romaatlantica.com
Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova
Tel. 239 940 146
Rua Conde Ferreira
3150-157
CONDEIXA-A-NOVA
Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova
WWW. op.cm-condeixa.pt
Rua Dr. Simão da Cunha
3150-140
Condeixa-a-Nova