
Zambujal
- População: 402 habitantes (2011)
- Densidade: 21,8 hab/km2
- Área: 18,42 km2
Com uma população de cerca de 400 habitantes, a freguesia do Zambujal, situada a cerca de 9 Km, a sudeste, da vila de Condeixa-a-Nova, compreende os lugares de Fonte Coberta, Póvoa das Pegas, Serra de Janeanes e Zambujal, num total de 20 Km2 de área.
A agreste paisagem serrana produz uma impressão forte em quem a visita: a oliveira cria-se nas pedras, a vegetação rasteira rasga o solo a custo e as lonjuras dos campos estendem-se indefinidamente, entrevistas do alto dos montes; as casas, constituídas em pequenos aglomerados – servidos por ruas estreitas e avessas a emaranhados de trânsito – aproveitam, em larga medida, a própria pedra como matéria-prima, passando a integrar com naturalidade a fisionomia da região.
É curioso observar como já no século XVII, passando pela Fonte Coberta, o príncipe Cosme de Médicis se rendeu a esta paisagem árida mas não inóspita, solicitando a Pier Maria Baldi – pintor toscano que integrava o seu vasto séquito – uma pintura deste lugar.
Nesta freguesia, fundamentalmente rural, a criação de ovelhas e cabras é uma das atividades importantes em que assenta a sua economia, permitindo a produção de um dos melhores laticínios do país – o célebre Queijo do Rabaçal. Com efeito, a produção deste queijo ocorre não apenas na vila que lhe dá o nome, mas também nas zonas vizinhas, como é o caso do Zambujal. Embora existam atualmente algumas unidades industriais de produção, este queijo é ainda, em larga medida, caseiramente fabricado.
As origens históricas deste local – que constituiu em tempos remotos, e através da Fonte Coberta, um dos caminhos para Santiago de Compostela – são desconhecidas, vazio esse que o imaginário popular se apressou a suprir, através da Lenda dos Ferreiros. Não estará esta lenda, porém, tão arredada da verdade quanto se possa pensar, ao procurar justificar a designação de Zambujal como sendo proveniente de zambujeiro, já que o topónimo pode ter tido origem numa mata de zambujos, existente no sítio onde se veio a formar o aglomerado populacional.
Outrora vila, a freguesia do Zambujal viria a ser sucessivamente anexada aos concelhos do Rabaçal e de Soure até que por fim, em 1855, passou a integrar definitivamente o concelho de Condeixa-a-Nova. Ao nível do património histórico, a Igreja do Zambujal, de invocação a Nossa Senhora da Conceição, é uma obra da segunda metade do século XVIII, recentemente restaurada, e que vale a pena conhecer.
WWW. romaatlantica.com
Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova
Tel. 239 940 146
Rua Conde Ferreira
3150-157
CONDEIXA-A-NOVA
Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova
WWW. op.cm-condeixa.pt
Rua Dr. Simão da Cunha
3150-140
Condeixa-a-Nova