MENU
cm-condeixa.pt / poseur

Portugal 2020

Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra

Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra

Portugal2020
 

CÓDIGO DO PROJECTO
POSEUR-02-1708-FC-000096

Região de intervenção
CENTRO – Região de Coimbra

Entidade beneficiária

Município de Condeixa-a-Nova

Objectivo principal

Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos

Custo total elegível

676.297,95 EUR

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA

Fundo de Coesão – 589.740,11 EUR

APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NACIONAL/ REGIONAL

86.557,84 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos

Este projeto consiste na implementação de um conjunto de ações que estão de acordo com PIAAC – Plano Intermunicipal para as Alterações Climáticas da CIM Região de Coimbra com o intuito de contribuir para uma melhor adaptação às alterações climáticas no território e promover medidas relevantes para os munícipes da região. Estão ainda previstas a realização de ações de disseminação de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas.

Cada vez com maior frequência e intensidade, fazem-se sentir os impactes decorrentes das alterações climáticas. Os impactes de recentes eventos extremos, tais como ondas de calor, secas, cheias e fogos florestais, demonstram a significativa vulnerabilidade e exposição à variabilidade climática de alguns ecossistemas e de muitos sistemas urbanos.

Deste modo, são propostas com a presente operação medidas que se encontram subordinadas por documento de natureza orientadora e estratégica a nível nacional (ENAAC) e intermunicipal (PIAAC), cujo objetivo é avaliar as medidas (sociais, ambientais e económicos), introduzir mecanismos de monitorização das medidas e disseminar as mesmas enquanto boas práticas a replicar a nível intermunicipal e nacional.