O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma eletrónica desenvolvida para os cidadãos que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades rústicas e mistas, através do procedimento de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG), de forma fácil e gratuita.
O registo das propriedades e respetiva localização georreferenciada na plataforma vai garantir a devida proteção dos direitos dos proprietários e será uma ferramenta para a gestão do território rústico.
O BUPi surgiu no ano de 2017, com o sistema de informação cadastral simplificada, que foi criado pela Lei n.º78/2017, de 17 de agosto, na sequência dos grandes incêndios florestais que assolaram o país, sobretudo na Região Centro de Portugal Continental, abrangendo um total de 10 concelhos numa primeira fase. A Lei n.º65/2019, de 23 de agosto, veio manter o projeto em vigor e expandir a todo o território nacional a sua aplicação, mediante a adesão dos municípios ao BUPi.
Conheça os principais diplomas legais:
• Lei nº78/2017, de 17 de agosto - Cria o sistema de informação cadastral simplificado, e o Balcão Único do Prédio;A adesão do Município de Condeixa-a-Nova ao BUPi veio permitir aos proprietários a realização do procedimento de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) e o registo dos seus terrenos na Conservatória, de forma gratuita. O balcão de atendimento presencial do BUPi está em funcionamento desde o dia 17 de maio de 2021, no edifício Pólo II dos Serviços Municipais, Rua Lopo Vaz nº29, em Condeixa-a-Nova.
O procedimento de localização dos prédios (terrenos) rústicos e mistos no BUPi e o seu registo destina-se a todos os titulares de propriedades localizadas no concelho de Condeixa-a-Nova. Estes procedimentos são OBRIGATÓRIOS, a partir de 17 de maio de 2021, para a realização de:
• Escrituras de comprar e venda;a) Localização da(s) propriedade(s) - Online:
• Para identificar a localização e limites da propriedade online, o cidadão deve aceder à plataforma do BUPi em https://bupi.gov.pt;Concluída esta fase, o processo é encaminhado para um técnico habilitado que, verificada a conformidade da informação, validará o processo que passará para a Conservatória do Registo Predial, para efeito de registo ou atualização.
Saiba como localizar e registar as suas propriedades no BUPi
Consulte aqui os documentos necessários à instrução do processo no BUPi
Modelo-tipo de procuração simplificada do BUPi
Aprenda a criar uma RGG a partir do Google Earth
b) Balcão de atendimento presencial BUPi:
Após agendamento prévio, ao dirigir-se a um balcão de atendimento BUPi, o cidadão necessita de ter consigo os seguintes documentos:
• Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Contribuinte;Para efeito de registo na Conservatória, após a validação da RGG, no caso de o proprietário não ter ainda efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo:
• Escritura de compra e venda ou de doação;Se tem uma propriedade mas não tem um documento que comprove que a mesma lhe pertence, deve iniciar um procedimento especial de justificação para demonstrar que vive ou explora a propriedade em condições que permitem registá-la em seu nome.