Compete à autarquia promover a recolha dos Resíduos Urbanos, quando a sua produção diária não exceda os 1100 litros por produtor (de acordo com o Artigo 10.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, na sua atual redação).
A gestão municipal de Resíduos Urbanos (RU) inclui os resíduos provenientes do setor doméstico bem como os do setor não-doméstico, desde que sejam semelhantes em termos de natureza e composição aos das habitações e sejam provenientes de um único estabelecimento que produza menos de 1100 litros de resíduos por dia. Os RU incluem assim:
O Município de Condeixa-a-Nova é responsável pela recolha de resíduos indiferenciados no concelho e pela recolha seletiva de alguns fluxos especiais de resíduos urbanos, cuja recolha não é abrangida pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A.. A ERSUC é a Entidade Gestora responsável pela recolha seletiva (3F), triagem, valorização e eliminação dos resíduos urbanos.
No ano de 2022 foram produzidas, cerca de 6.768 toneladas de Resíduos Urbanos (RU), o que representa a uma capitação anual de 404,48kg por cada habitante(*). Assim em 2022, cada Condeixense produziu diariamente cerca de 1,11 kg(*) de resíduos, valor inferior ao da média nacional cuja produção diária de RU foi de 1,40kg por habitante [de acordo com o Relatório de Estado do Ambiente 2020/21, publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente].
*Considerando uma população residente de 16732 habitantes, de acordo com dados do INE de 2021.Apesar de este valor ser inferior à média, é preciso continuar a reduzir os resíduos que produzimos nas nossas habitações e reciclar cada vez mais.
Os resíduos indiferenciados, provenientes do setor doméstico e do setor não-doméstico (até 1.100L/ dia), a que vulgarmente designamos por “lixo normal”, são os resíduos urbanos que permanecem após as frações específicas de resíduos terem sido recolhidas seletivamente.
Nos contentores destinados aos resíduos indiferenciados, instalados na via pública, só devem ser colocados os resíduos que atualmente não podem ser encaminhados para reciclagem (para mais informações consulte as Regras de utilização, mais abaixo). Ao reciclarmos adequadamente os materiais, reduzimos significativamente a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para aterro.
No ano de 2022, foram recolhidas no Município de Condeixa-a-Nova cerca de 5.594 toneladas de resíduos indiferenciados, ou seja, em Condeixa-a-Nova cada habitante produziu em média, 0,92 kg* de resíduos indiferenciados por dia.
Os resíduos indiferenciados recolhidos pelo Município de Condeixa-a-Nova são posteriormente encaminhados para o Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Urbanos (CITVRSU) de Coimbra da ERSUC, em Vil de Matos. [Consulte o vídeo promocional do CITVRSU]
Para diminuir a quantidade de resíduos é fundamental continuar a reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos nas habitações. Para o efeito, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova disponibiliza aos munícipes diversas alternativas, fáceis e cómodas que permitem o correto encaminhamento dos seus resíduos, de modo a desperdiçar menos e separar mais!
Em caso de duvida poderá obter esclarecimentos através do email recicla@cm-condeixa.pt!
Para mais informações consulte o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Condeixa-a-Nova.
Compete ao Município de Condeixa-a-Nova, definir a localização dos equipamentos de resíduos indiferenciados e promover a sua colocação, tendo em consideração quer os critérios de acessibilidade definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos [ERSAR] quer a otimização dos circuitos de recolha inerente à eficiente gestão do sistema municipal.
Consulte a localização e o horário de recolha do contentor de resíduos indiferenciados mais próximo de si.
A recolha de monos é um serviço municipal destinado a utilizadores particulares que pretendam eliminar objetos domésticos de utilização nas suas habitações, não se aplicando à atividade comercial ou industrial.
Este serviço é gratuito para quantidades inferiores a 5 unidades e efetua-se todas as 6ªs Feiras, podendo ser solicitado através do preenchimento da Requisição de Recolha de Monos Domésticos. Pode ainda requerer este serviço telefonicamente pelo Número Verde 800 205 983 (chamada gratuita).
São considerados monos domésticos e recolhidos pelos serviços da câmara, todos os objetos que, devido às suas dimensões, não possam ser colocados nos contentores de resíduos indiferenciados, tais como:
Existem ainda outros resíduos que, devido às suas características e/ou dimensão, não devem ser colocados nos contentores de resíduos indiferenciados, podendo assim ser entregues no Parque de Resíduos.
Em 2022 o número de pedidos para recolha de monos domésticos cresceu 110% face ao ano de 2018. Este aumento deve-se essencialmente à pandemia COVID19 que, por obrigar ao confinamento geral da população, levou a que muitas famílias optassem por fazer remodelações em casa, encaminhando por este meio os monos que já não lhe faziam falta.
Para mais informações consulte o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Condeixa-a-Nova e o Tarifário dos Serviços de Gestão de Resíduos em vigor.
Consulte também o folheto de recolha de resíduos.
A recolha seletiva 3 Fluxos (3F) destina-se à recolha seletiva das seguintes frações de resíduos valorizáveis:
Para permitir a deposição separada, o Município de Condeixa-a-Nova disponibiliza Ecopontos e, desde Agosto de 2018 um serviço de recolha seletiva Porta-a-Porta [PaP] dedicada ao setor não-doméstico.
É da responsabilidade da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova definir a localização dos ecopontos a instalar, considerando os critérios de acessibilidade definidos pela ERSAR, sendo competência da ERSUC, enquanto entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Gestão de Resíduos, a atribuição, instalação e recolha dos mesmos.
A ERSUC, S.A. é a Entidade Gestora responsável pela recolha seletiva, triagem e valorização dos resíduos seletivos 3F.
No ano de 2022 foram encaminhados para reciclagem aproximadamente 841 toneladas de resíduos seletivos 3F [papel/cartão, vidro e plástico/metal], 74% dos quais provenientes dos ecopontos e o restante do serviço de recolha seletiva Porta-a-Porta.
O aumento da quantidade de resíduos seletivos verificado desde 2018 deve-se não só ao reforço da rede ecopontos, mas também ao novo serviço de recolha seletiva Porta-a-Porta implementado pela ERSUC junto do setor não-doméstico. Em Maio de 2021 o município disponibilizou ainda um novo serviço de recolha seletiva porta-a-porta, dedicado exclusivamente ao fluxo de embalagens de papel e cartão, abrangendo os estabelecimentos geograficamente mais dispersos no concelho.
No Município de Condeixa-a-Nova existem atualmente 141 ecopontos, distribuídos por todas as freguesias do concelho, ou seja 1 ecoponto para cada 119 habitantes*. Existem ainda 25 vidrões dispostos por todo o concelho. A atribuição de ecopontos é da responsabilidade da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A..
*Considerando uma população residente de 16732 habitantes, de acordo com dados do INE de 2021.
Entre 2017 e 2019 foram colocados no terreno 60 novos equipamentos, decorrentes do investimento do Município de Condeixa-a-Nova e da ERSUC, de forma a melhorar a acessibilidade dos munícipes a estes equipamentos, o que representa um aumento da capacidade instalada em 76%. A sua colocação no concelho tem em conta os critérios definidos pela ERSAR e é efetuada de acordo com as necessidades identificadas pelos serviços, munícipes e Juntas de Freguesia, destinando-se à recolha de resíduos que possam ser encaminhados para reciclagem.
Os ecopontos de superfície, constituídos por três contentores de 2,5 m3 cada (contentor amarelo, destinado à deposição de embalagens de plástico e metal, contentor verde para deposição de embalagens de vidro e contentor azul para deposição de papel e cartão), surgem por vezes associados ao pilhão, para deposição de pilhas e acumuladores.
Pode consultar a localização do ecoponto mais próximo da sua residência.
Em 2022, devido ao contributo dos munícipes, que cada vez mais separam os seus resíduos, foram recolhidos nos ecopontos do Município-de-Condeixa-a-Nova um total 622,93 toneladas de resíduos ou seja mais 156 toneladas do que no ano de 2018, o equivalente a um aumento de 33,5% da taxa de reciclagem no Concelho.
Analisando por fileira de resíduos, em 2022 registou-se um aumento da taxa de reciclagem, comparativamente a 2018 de:
Considerando os valores de população residente que, de acordo com os dados publicados pelo INE em 2021 foi de 16.732, regista-se que em 2022 cada munícipe reciclou, em média 37,23 kg de resíduos 3F, ou seja:
Colabore. Separe corretamente os resíduos e coloque-os nos diferentes equipamentos disponíveis. Dê uma nova vida aos seus resíduos.
Consulte as Regras de Separação e saiba onde depositar os seus resíduos recicláveis, consultando a localização dos ecopontos, distribuídos pelas diversas freguesias do Município.
Em caso de duvida poderá obter esclarecimentos através do email recicla@cm-condeixa.pt!
Este serviço gratuito é realizado pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., no âmbito de protocolo estabelecido e destina-se à recolha dedicada dos fluxos de papel/cartão e de embalagens de vidro, de plástico e metal, permitindo ao produtor reciclar, sem sair do seu estabelecimento, traduzindo-se numa maior facilidade e comodidade.
Para tal, este serviço inclui a distribuição de sacos de cor correspondente a cada tipologia de resíduo (azul para o fluxo de papel e cartão, amarelo para o fluxo de embalagens de plástico e metal, e verde para as embalagens de vidro) em quantidades adequadas às necessidades de cada estabelecimento.
As recolhas são efetuadas três vezes por semana:
Pode consultar mais informação no site da ERSUC: Comércio a reciclar
Em complemento, em Maio de 2021 o Município iniciou também um novo serviço de recolha seletiva porta-a-porta, realizado semanalmente, destinado exclusivamente ao fluxo de papel e cartão, abrangendo assim os utilizadores geograficamente mais dispersos no concelho. Esta recolha seletiva é realizada à 3ª feira.
Para aderir ao serviço de recolha seletiva porta-a-porta, preencha devidamente o formulário disponível e envie por email para recicla@cm-condeixa.pt ou entregue no Balcão Integrado de Atendimento (BIA) dos serviços da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Através dos serviços de Recolha Seletiva 3F - PaP, em 2022 foi possível recolher cerca de 209 toneladas de resíduos 3F, representando aproximadamente 25% do total de recicláveis recolhidos no Município de Condeixa-a-Nova.
Colabore. Separe corretamente os resíduos e coloque-os nos diferentes equipamentos disponíveis. Dê uma nova vida aos seus resíduos.
No Ecoponto AZUL: Papel e Cartão
Depositar:
Não depositar:
Para melhor reciclar, não se esqueça:
No Ecoponto VERDE: Embalagens de Vidro
Depositar:
Não depositar:
Para melhor reciclar, não se esqueça:
No Ecoponto AMARELO: Embalagens de Plástico e Metal
Depositar:
Não depositar:
Para melhor reciclar, não se esqueça:
Em caso de dúvida poderá obter esclarecimentos através do email recicla@cm-condeixa.pt!
Para efeitos de determinação do volume de resíduos produzidos por dia, deve ser considerado o volume médio de resíduos urbanos produzidos mensalmente, incluindo as frações recolhidas de forma seletiva e indiferenciada, considerando o número de dias de laboração. A classificação de grande produtor deve ser feita pelo próprio produtor de resíduos, que melhor conhece os quantitativos e características dos resíduos envolvidos.
De acordo com o Artigo 11.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, na sua atual redação, o Município pode efetuar a gestão dos resíduos urbanos produzidos pelos grandes produtores, desde que os resíduos a recolher sejam adequados em qualidade e quantidade para transporte ou tratamento no sistema de gestão municipal e desde que contratualizada a sua recolha, mediante pagamento de contrapartida financeira fixada para o efeito.
Para solicitar a recolha deverá formalizar o pedido no Balcão Integrado de Atendimento (BIA) dos serviços da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, ou enviando-a por email para geral@cm-condeixa.pt ou por correio, para Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Largo Artur Barreto, 3150-124 Condeixa-a-Nova. O pedido deverá ser acompanhado de comprovativo de ausência de operadores privados, que assegurem a recolha e o encaminhamento adequado dos resíduos.
Para mais informações poderá consultar o website da Agência Portuguesa do Ambiente ou consultar o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Condeixa-a-Nova e a Tarifa dos Serviços Auxiliares.
O PAYT é um sistema que tem como objetivo mudar a forma como os resíduos são pagos. Com este sistema, cada um paga apenas o que deita fora, ou seja, pelos resíduos que deposita no contentor dos indiferenciados, deixando de pagar em função da água consumida.
Com a implementação deste sistema mais justo, em que cada munícipe pagará apenas os resíduos indiferenciados que efetivamente produziu, pretende-se aumentar as taxas de reciclagem e a recuperação de materiais, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados para aterro.
O sistema PAYT destina-se aos utilizadores não-domésticos, de todo o território do Município de Condeixa-a-Nova, como é o caso dos estabelecimentos de comércio, restauração, serviços, indústria, entre outros.
O Município de Condeixa-a-Nova atribui gratuitamente, aos utilizadores que pretendam aderir do sistema PAYT, contentores dotados de tecnologia RFID, para a deposição dos seus resíduos indiferenciados.
No sistema PAYT, a recolha dos resíduos indiferenciados efetua-se por circuitos com frequências pré-definidas, em que o volume de resíduos indiferenciados produzidos, por utilizador, é medido e quantificado.
Mensalmente, o utilizador do novo sistema receberá uma fatura PAYT em função do volume de resíduos indiferenciados que colocou à deposição/produziu.
Em resumo:
Assim, pagará apenas o que produzir.
A adesão ao sistema PAYT prevê da aplicação de uma tarifa variável PAYT, aos resíduos indiferenciados efetivamente produzidos; e uma tarifa fixa que é igual para todos os utilizadores não-domésticos, cumprindo o definido no Regulamento e Tarifário.
Logo, quanto menos resíduos indiferenciados produzir e mais reciclar, MENOR será o valor a pagar!
“Para pagar menos, só tem de reciclar mais ”
A recolha dos materiais recicláveis é gratuita! [Consulte mais informação em Recolha Seletiva 3F: Porta-a-Porta.
Se tem um estabelecimento de indústria, comércio ou serviços e pretenda aderir ao sistema PAYT, mais justo e equitativo.
Para tal:
Para mais informação consulte o Folheto PAYT e/ou assista ao vídeo do projeto LIFE PAYT.
Este serviço de recolha de resíduos verdes, provenientes da limpeza e manutenção de jardins ou hortas das habitações uni e plurifamiliares é gratuito, para clientes domésticos, para quantidades inferiores a 1m3/mês e sujeito a marcação, podendo ser solicitado através do preenchimento da Requisição para Recolha de Verdes. Pode ainda requerer este serviço telefonicamente pelo Número Verde 800 205 983 (chamada gratuita).
Para serem recolhidos, os resíduos verdes terão de ser devidamente acondicionados:
Depois de recolhidos, os resíduos verdes são, na sua maioria, transportados para o Centro Municipal de Compostagem, onde serão transformados num composto natural que servirá de fertilizante para o horto e jardins municipais.
Não deposite no contentor de resíduos indiferenciados os resíduos verdes do seu jardim ou horta. Eles podem ser valorizados e transformados num fertilizante natural. Solicite o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes ou faça compostagem. Inscreva-se no Programa de compostagem doméstica BIOVERDE e receba um compostor gratuito*.
*limitado ao stock existente.
Para mais informação consulte o folheto de recolha de resíduos verdes.
[Projeto RECICLA e Projeto Con(DEIXA) À PORTA, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e cofinanciados pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.]
Maioritariamente, os óleos alimentares usados são provenientes da atividade de fritura de alimentos com óleos de origem vegetal (azeite, óleos de girassol, óleos de soja, etc.), podendo estar associados a:
Em Portugal, a maior parte dos óleos alimentares usados produzidos tem tido como principal destino a rede de esgotos. Esta prática desadequada e punível por lei, além de causar danos irreparáveis sobre o meio ambiente, é uma prática que provoca corrosão das tubagens, entupimento dos coletores, problemas de poluição dos meios recetores e graves problemas no funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova iniciou em Janeiro de 2010 o Programa Óleomax, com o principal objetivo de recolher e valorizar os Óleos Alimentares Usados (OAU) provenientes do setor doméstico e setor de restauração (restaurantes, cafés, cantinas e refeitórios). Para o efeito disponibiliza bidões de 5 litros ao setor doméstico, e bidões de 30 litros ao setor da restauração. Estão excluídos do âmbito deste projeto os produtores industriais.
A DASU aposta assim na divulgação do Programa Óleomax como forma de solucionar o problema da deposição de óleos alimentares usados.
Para além desde serviço de recolha dedicada porta-a-porta, no Município de Condeixa-a-Nova existem ainda 28 equipamentos coletivos de grande capacidade localizados em pontos estratégicos, para a recolha de Óleos Alimentares Usados.
Verifica-se que no ano de 2022, a quantidade de OAU recolhida aumentou 18,3%, face ao valor obtido em 2018. Este aumento deve-se a vários fatores, nomeadamente à maior participação da população na separação de resíduos.
Assim, será possível em Condeixa, reciclar ainda mais e melhor, quase à porta de casa, uma vez que este equipamento se desloca por todo o concelho, indo cada semana a uma freguesia diferente. Conheça aqui onde estará o Eco.RUPI.
Em Condeixa, movemo-nos por sí!
Para mais informação consulte o folheto do Eco.RUPI.
[Projeto Eco.RUPI desenvolvido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.
Os 16 contentores instalados na via pública destinam-se à colocação de roupa, calçado e brinquedos, visando contribuir essencialmente para a diminuição da quantidade de resíduos enviados para aterro, redução dos custos de transporte e tratamento e promoção da reutilização e reciclagem, fornecendo condições favoráveis à adesão da população.
O município pede assim à população que coloque nestes contentores a roupa usada, visto que será sempre útil, mesmo que apenas para reutilização de alguns componentes. A utilização destes contentores obedece a algumas regras. A roupa deve ser colocada em sacos fechados, no interior do contentor, de modo a ficar protegida. São também aceites tecidos, sapatos, livros e brinquedos que não sejam facilmente quebráveis.
O material recolhido é triado e de acordo com o seu estado é reutilizado ou reciclado. Deste modo, cerca de 90% do material recuperado nos contentores é reaproveitado, reforçando assim a aposta numa política integrada de sustentabilidade ambiental.
Esta iniciativa associa de forma integrada dois planos de ação, o ambiente e o social, duas fortes apostas do Município.
Conheça a localização dos 16 roupões, instalados no Município de Condeixa-a-Nova desde 2011.
No ano de 2022 foram desviados de aterro 36,89 toneladas de material recolhido (85% dos quais correspondentes a roupa e calçado), contribuindo assim para a economia circular.
Consideradas como resíduo urbano perigoso, as pilhas usadas não devem ser depositadas nos contentores de resíduos indiferenciados nem ser abandonadas no solo. As pilhas usadas provenientes de comandos, lanternas, relógios e brinquedos bem como as baterias de telemóveis, computadores, ferramentas elétricas, máquinas fotográficas ou de filmar, entre outras, devem ser colocadas no pilhão ou, em alternativa, no Eco.RUPI
No município de Condeixa-a-Nova em 2022 foram recolhidos, cerca de 600kg de pilhas.
Conheça aqui a localização dos pilhões existentes no município.
Para mais informações consulte o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Condeixa-a-Nova.
Situado junto ao Estaleiro Municipal, é o local onde os munícipes podem depositar os resíduos cujas características e/ou dimensões não possam ser depositados nos contentores de lixo comum ou nos ecopontos disponíveis na via pública.
Esta infra-estrutura está habilitada para receber 9 fluxos de resíduos distintos: Papel/Cartão, Plástico, Vidro; Resíduos de Construção e Demolição (RCD), Monstros Metálicos/Sucata, Monstros não Metálicos, Madeiras, Resíduos Verdes e Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrónico (para mais informação consultar os Resíduos Aceites. Para além destes 9 fluxos são ainda aceites condicionalmente, quando de utilizadores particulares, óleo de motor usado, baterias, pilhas e lâmpadas fluorescentes, OAU, resíduos têxteis, entre outros.
Para mais informações, consulte as Normas de utilização e funcionamento do Parque de Resíduos do Município de Condeixa-a-Nova.
No ano de 2022 acederam ao Parque de Resíduos 335 utilizadores, aumentado cerca de 41% face ao ano de 2018, o que revela maior consciência ambiental dos munícipes ao optarem por se deslocar a este local para depositar os resíduos que não podem ser colocados nos contentores de RU ou nos ecopontos.
Todos os resíduos rececionados no Parque de Resíduos são posteriormente encaminhados para tratamento na ERSUC ou para um operador licenciado para o efeito.
Para aceder ao Parque de Resíduos, deve previamente dirigir-se aos serviços administrativos do Estaleiro Municipal para preencher um formulário de registo de deposição de resíduos e verificação da admissibilidade dos resíduos a depositar.
Da apreciação do tipo de materiais transportado, os serviços municipais poderão aceitar ou recusar a descarga, fundamentando para tal a sua decisão. A carga poderá ser rejeitada caso ultrapasse as quantidades máximas admitidas por utilizador ou não venha devidamente separada e/ou contenha materiais que não sejam aceites, nos termos das Normas de utilização e funcionamento do Parque de Resíduos do Município de Condeixa-a-Nova.
Caso seja concedida autorização de descarga, devem ser cumpridas as regras de circulação e deposição, sendo o procedimento de descarga da responsabilidade do utente.
Todos os utilizadores devem sempre as atender às seguintes indicações:
Ultrapassado esse limite, a deposição poderá ser efetuada mediante pagamento de tarifa prevista no Tarifário do serviço de Recolha de Resíduos Urbanos do Município de Condeixa-a-Nova.
Para mais informações consulte Normas de utilização e funcionamento do Parque de Resíduos do Município de Condeixa-a-Nova.
(*) Poderão ser aceites em quantidade superior ao valor máximo mensal admitido por utilizador, mediante aprovação e pagamento da tarifa correspondente, fixada para o efeito.
Depois das experiencias iniciadas em 4 de Junho de 2010, com o Projeto de Compostagem doméstica em moradias, e mais tarde com o Projeto de Compostagem doméstica nas escolas, surge agora o novo Projeto Bioverde um programa destinado aos munícipes que manifestem interesse em participar e possuam quintal, logradouro ou jardim, e que inclui a oferta de formação, um Kit de compostagem (inclui compostor, balde pequeno e arejador) e acompanhamento técnico continuado dos serviços municipais.
Com este projeto Bioverde, queremos envolver as famílias de Condeixa-a-Nova, para através desta prática da compostagem transformarem os seus bio resíduos domésticos em composto, um ótimo fertilizante natural para o solo, e desta forma sensibilizar e consciencializar todos não só para a necessidade de reduzir os resíduos enviados para aterro como também para esta nova forma de reciclar estes resíduos.
A compostagem é uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos, cujo resultado é um material rico em nutrientes que pode ser utilizado como fertilizante orgânico. Em vez de depositar no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições e jardim, especificamente das frutas e legumes, relva, ramos e folhas, pode colocá-los no compostor, tapa-los com pequenos ramos, ervas e folhas e a seguir deixar a Natureza agir. É muito simples e natural.
Ao fazer compostagem doméstica dos seus resíduos biodegradáveis está a evitar o encaminhamento para aterro de resíduos valorizáveis valiosos para o seu jardim. As Inscrições estão abertas.
Inscreva-se já para receber o seu kit de compostagem. A Câmara Municipal de Condeixa tem duzentos para oferecer.
Pode efetuar a inscrição entregando a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada no Balcão Integrado de Atendimento (BIA) dos serviços da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, ou enviando-a por email ou por correio para geral@cm-condeixa.pt ou Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Largo Artur Barreto 3150-124 Condeixa-a-Nova, respetivamente.
As inscrições são consideradas por ordem cronológica de chegada até ao limite do stock existente e são validadas após confirmação presencial, por telefone ou e-mail.
Consulte abaixo o regulamento deste projeto e faça o download do nosso Guia Prático para a Compostagem.
Participe. Condeixa agradece e o ambiente precisa.
Este Projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município é financiado pelo programa POSEUR.
14.12.2018 | Ficha de Inscrição | PDF 188 KB | Descarregar |
14.12.2018 | Regulamento | PDF 259 KB | Descarregar |
14.12.2018 | Guia Prático para a Compostagem | PDF 51 KB | Descarregar |
Projeto BIOVERDE desenvolvido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.
O Município de Condeixa-a-Nova é anualmente alvo de avaliação pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que tem por missão a regulação dos setores dos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, bem como as funções de autoridade competente para a coordenação e fiscalização do regime da qualidade da água para consumo humano.
O resultado da avaliação anual pode consultado abaixo, ou diretamente no website da ERSAR.
WWW. romaatlantica.com
Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova
Tel. 239 940 146
Rua Conde Ferreira
3150-157
CONDEIXA-A-NOVA
Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova
WWW. op.cm-condeixa.pt
Rua Dr. Simão da Cunha
3150-140
Condeixa-a-Nova