cm-condeixa.pt / notícias / Biblioteca Municipal levou condeixenses a conhecer património literário de Leiria
08 de Novembro de 2018

O grupo de participantes do projeto ‘Lérias, Letras & Companhia’, da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa-a-Nova, deslocou-se no passado dia 30 de outubro à cidade de Leiria num roteiro cultural para conhecer a vida e obra de Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo, ilustres escritores que influenciaram o panorama literário da sua época.

O grupo foi recebido na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira pela bibliotecária Ângela Pereira, que apresentou, apaixonadamente, a sala onde se encontra reunido todo o espólio do autor e que retrata de forma fiel o escritório da sua residência em Lisboa, nomeadamente livros publicados, cartas e outros documentos pessoais, a imponente secretária que serviu de base aos seus mais íntimos escritos, a biblioteca de referência do autor, fotografias, entre outros objetos.

Da parte da tarde o roteiro prosseguiu com um passeio pelos locais mais emblemáticos e representativos do percurso pessoal e literário de Rodrigues Lobo, poeta do século XVI, proveniente de uma família de cristãos-novos. A visita estendeu-se à rua onde viveu o escritor, estátua de Pedro Anjos Teixeira “O pastor peregrino”, alusiva ao autor, à praça Rodrigues Lobo, Igreja da Misericórdia e à Casa dos Pintores, antiga casa judaica reconvertida em museu.

O projeto ‘Lérias, Letras & Companhia’, de índole cultural e literária, decorre na primeira e terceira terça feira de cada mês, às 14h30, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento. A entrada é livre.