cm-condeixa.pt / notícias / Alunos de Condeixa aprendem a agir em caso de sismo
07 de Novembro de 2018

Alunos de Condeixa aprendem a agir em caso de sismo

O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova aceitou, uma vez mais, o repto da Autoridade Nacional de Proteção Civil e, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil, levou a cabo o Exercício Público Nacional de preparação para o Risco Sísmico “A Terra Treme”.

Este ano a Escola Básica 2/3 de Condeixa-a-Nova contou com a presença de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil para um exercício, realizado no passado dia 5 de novembro, destinado a alertar os alunos para os gestos necessários à sua proteção em caso de ocorrência de sismos. Às 11h05, como estava estipulado, a campainha anunciava o início do exercício e durante o minuto que se seguiu toda a escola executou o protocolo estabelecido: Baixar, Proteger e Aguardar.

“Os últimos tempos têm demonstrado que estamos cada vez mais expostos a fenómenos extremos. Tivemos os incêndios no ano passado, este ano a tempestade Leslie, por isso é necessário cada vez mais explicar à população, principalmente aos mais jovens que depois farão chegar a mensagem aos pais, como se podem proteger e fazer face a estas adversidades”, justificou António Ferreira, vereador com o pelouro da Proteção Civil. Aquele responsável revelou ainda que a realização de eventos desta natureza, de sensibilização e divulgação de medidas de autoproteção em situações de perigo, vai ser reforçada. “Só com o conhecimento e a prática conseguiremos criar comunidades mais bem preparadas para enfrentar estas situações”, assinalou António Ferreira no final do simulacro que contou ainda com a presença do comandante operacional municipal, António Coelho, do vereador do Desporto, Carlos Canais, do Coordenador de Segurança do Agrupamento de Escolas, Miguel Tremoço, e da Coordenadora do Estabelecimento, Sandra Galante.