cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa e Djemila (Argélia) assinaram acordo de geminação
04 de Outubro de 2018

Condeixa e Djemila (Argélia) assinaram acordo de geminação

O município de Condeixa alargou o seu plano internacional de geminações à Argélia após o acordo celebrado na passada quarta feira, dia 3 de outubro, com o município argelino de Djemila, no âmbito da V Cimeira Luso-Argelina, que decorreu em Lisboa.

“Trata-se de um momento histórico para Condeixa e também para a Argélia que estabelece assim a primeira geminação em Portugal. Sabemos do papel importante que as geminações têm na aproximação e cooperação entre os cidadãos de diferentes países e estamos muito confiantes no resultado que esta união de esforços trará aos dois municípios com um legado patrimonial em comum”, declarou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O acordo de geminação e de relações de cooperação descentralizada entre Condeixa-a-Nova (Conímbriga - cidade luso romana) e Djemila (Cuicul - cidade romana património mundial da Unesco desde 1982) foi celebrado na embaixada da Argélia, em Lisboa, a convite da embaixadora Fatiah Selmane, entre o edil condeixense e o presidente da Assembleia Popular Municipal, Mohammed Habbach.

Na cerimónia estiveram ainda presentes Miguel Pessoa, conservador do Museu de Conímbriga e do Ecomuseu de Condeixa, Fátima Bandeira, presidente da Associação de Amizade das Cidades Geminadas com Condeixa-a-Nova e o empresário condeixense Romeu Simões, com relações comerciais com a Argélia, que colaboraram no processo de constituição da referida geminação, além da vice-presidente da autarquia, Liliana Pimentel.

A aproximação entre Condeixa-a-Nova e Djemila que culminou na assinatura deste acordo de geminação – refira-se - começou aquando da realização, em Condeixa, do “Encontro Portugal – Argélia. Mosaicos romanos. Fragmentos de um passado em comum", em julho do ano passado.

A assinatura do acordo entre os dois municípios aconteceu no âmbito da V Cimeira Luso-Argelina, que teve lugar no Palácio Foz - Restauradores, em Lisboa, com a presença dos chefes de Governo argelino e português, respetivamente, Ahmed Ouyahia e António Costa.

No discurso de encerramento, o primeiro ministro António Costa disse encarar com satisfação o facto de municípios portugueses assinarem acordos de geminação com autarquias argelinas, assim como o facto de as câmaras de comércio dos dois países assinarem a constituição de um conselho empresarial, destacando que este é “um bom momento para unirmos esforços e reforçarmos a confiança no quadro de relacionamento económica entre as nossas empresas e a Argélia”.