cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa recebe ‘Tocha da Paz’ em viagem pelo mundo
03 de Outubro de 2018

Condeixa recebe ‘Tocha da Paz’ em viagem pelo mundo

Condeixa-a-Nova recebe esta quinta feira, dia 4 de outubro, a ‘Tocha da Paz’ que atravessará o município pela mão das crianças e atletas condeixenses, associando-se à maior corrida de estafeta do continente europeu que, com uma tocha em chamas, promove os ideais da paz mundial.

A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run está a percorrer os cinco continentes, tendo começado este ano a sua rota europeia na cidade de Sófia, na Bulgária, a 27 de fevereiro, e que terminará pela primeira vez em Portugal, no dia 8 de outubro em Lisboa.

Em Condeixa, a Tocha da Paz percorrerá o município partindo das Ruínas de Conimbriga, pelas 9 horas, passando pelo Museu PO.RO.S., Biblioteca Municipal, Praça da República e Câmara Municipal onde, pelas 09h25, decorrerá uma pequena cerimónia no espaço exterior, antes da tocha seguir viagem em direção ao município de Soure, atravessando a freguesia de Ega.

A Tocha da Paz será transportada por alunos das escolas do concelho e atletas da Associação de Alcabideque, Associação da Venda da Luísa, Ugas da Ega e jovens do Youth.Cdx, a que se juntará o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita da Costa e o vereador Carlos Canais.

A Tocha da Paz percorrerá em território nacional aproximadamente 500 km prevendo-se que estejam envolvidas milhares de crianças e dezenas de escolas.
Desde a corrida inaugural, em 1987, a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run visitou mais de 150 países, permitiu que milhões de pessoas participassem nesta corrida e que se percorressem aproximadamente 500 mil quilómetros, equivalente a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra.

O fundador desta corrida, Sri Chinmoy, dedicou a sua vida a promover os ideais da paz mundial e da unicidade, levando a cabo inúmeras iniciativas que visavam unir pessoas de diversas culturas e estilos de vida para trabalhar por um mundo mais gratificante. É reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta. Foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global. Em 1987, fundou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run como forma de reunir as pessoas num evento global. Pessoas de todo o mundo já seguraram a tocha colocando nela o desejo de um futuro melhor.