cm-condeixa.pt / notícias / Escavações junto a Conimbriga recuperam moeda romana de prata
13 de Setembro de 2018

Escavações junto a Conimbriga recuperam moeda romana de prata

Um quinário (moeda romana de prata) datado do ano de 97 antes de Cristo foi descoberto durante as escavações arqueológicas que decorreram na Casa Paroquial de Condeixa-a-Velha, junto ao complexo das Ruínas de Conimbriga, sob a direção do arqueólogo Pedro Peça.

“Está em muito bom estado de conservação e será integrada no espólio do Museu PO.RO.S para que possa ser apreciada por todos. É sempre uma satisfação muito grande quando conseguimos trazer à luz do dia tão importantes achados, prova viva das nossas origens, dos nossos antepassados”, afirmou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Foi a primeira vez que uma equipa independente realizou escavações arqueológicas, no âmbito das ações do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO, dentro dos limites da cidade romana, em Condeixa-a-Velha, com a finalidade de virem a ser enriquecidas as coleções do Museu PO.RO.S..

As escavações arqueológicas que permitiram a descoberta daquele quinário decorreram durante quase três semanas, tendo sido terminadas recentemente, na antiga Casa Paroquial de Condeixa-a-Velha, sita na Rua das Ruínas, na Zona Especial de Proteção das Ruínas de Conimbriga, sob a direção do arqueólogo Pedro Machado da Costa Florentino Peça, com a participação dos arqueólogos Miguel Simões da Fonte Pessoa, Margarida do Rosário Rodrigues Amado e Carlos Alberto Ferreira Lapa, e ainda do conservador-restaurador, Pedro Sales.

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova apoiou financeiramente estas escavações arqueológicas, disponibilizando diariamente um funcionário do departamento de obras para colaborar naquele trabalho.

Além da autarquia, esta campanha de escavações contou ainda com o apoio da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, da Associação Ecomuseu de Condeixa, e da Fábrica da Paróquia da Igreja de Condeixa-a-Velha.

Para apoio aos trabalhos arqueológicos, está acautelada a cedência durante o quadriénio 2018-2021 de um gabinete e um espaço de arrumos na antiga sede da Junta.

Está ainda prevista a elaboração de um Plano de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA) 2018-2021, no âmbito do qual serão definidas intervenções em Alcabideque, Atadoínha, Barroco, Abufarda, Cemitério e Igreja de Condeixa-a-Velha, Anfiteatro Romano, Rua da Muralha e Ponte romana da Sancha, no Salgueiro, bem como o levantamento para a elaboração da Carta Arqueológica do Município de Condeixa-a-Nova.