cm-condeixa.pt / notícias / Museu PO.RO.S nomeado para prémio europeu
06 de Setembro de 2018

Museu PO.RO.S nomeado para prémio europeu

O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, está nomeado para os prémios ‘Heritage in Motion 2018’, atribuídos conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, em cerimónia marcada para dia 21 de setembro em Aarhus, na Dinamarca.

Esta competição distingue os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural, tangível e intangível.
“É uma honra para o município de Condeixa estar entre os finalistas desta competição, onde só os melhores têm lugar. Não podíamos estar mais orgulhosos pelo reconhecimento europeu da marca inovadora que quisemos dar ao Museu POROS, um dos mais vanguardistas e tecnológicos museus do país”, afirma Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conimbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo Museu criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que já recebeu mais de 22 mil visitantes, constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruinas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.
“Após esta nomeação esperamos conseguir atrair a atenção de todos os agentes culturais e turísticos regionais e nacionais, para a necessidade de trabalharmos em conjunto na dinamização e promoção contínua do Museu PO.RO.S e do Eixo da Romanização, dois dos ativos mais importantes da região”, acrescentou o autarca Nuno Moita.

Os projetos de “Aplicações e Experiências Interativas” e “Filme e Vídeo” desenvolvidos para o Museu PO.RO.S foram escolhidos, pelo júri dos Prémios ‘Heritage in Motion 2018’, para fazer parte da shortlist da qual sairão os vencedores nestas categorias.

“Os novos desenvolvimentos em tecnologia multimédia desempenham um papel vital na disponibilização do património cultural aos cidadãos europeus. Os Prémios Heritage in Motion celebram os projetos europeus mais inovadores neste domínio”, assinala a organização da competição europeia.

Refira-se que os projetos agora nomeados, nomeadamente as instalações interativas de que dispõe aquele museu, foram idealizadas e desenvolvidas em parceria pelos profissionais da Glorybox e M&A Digital.
Para a categoria “Filme e Vídeo” está nomeado o documentário “Romanização, Governo e Território” produzido pela empresa Quecena para o Museu PO.RO.S - Portugal Romano em Terras de Sicó.

Esta não é a primeira vez que o PO.RO.S é destacado enquanto projeto inovador. No passado mês de maio o Museu Portugal Romano em Sicó foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o primeiro prémio na categoria de “Aplicação de Gestão e Multimédia”.