cm-condeixa.pt / notícias / Universidade brasileira visitou cerâmica de Condeixa
02 de Agosto de 2018

Universidade brasileira visitou cerâmica de Condeixa

O município de Condeixa-a-Nova recebeu, recentemente, o pró-reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no Brasil, Óscar Montedo, para uma visita à indústria de cerâmica de Condeixa, acompanhado por elementos do Instituto Pedro Nunes (IPN) e do Politécnico de Viana do Castelo.

A visita teve como objetivo estabelecer futuros acordos institucionais de cooperação estratégica e avaliar potenciais oportunidades e sinergias comerciais a desenvolver nas regiões de Condeixa e do sul do Estado de Santa Catarina.

Refira-se que a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), sediada na cidade de Criciúma no Estado de Santa Catarina (Brasil), muito ativa na área da cerâmica, encontra-se já a desenvolver parcerias de intercâmbio de âmbito científico e empresarial com a Universidade de Coimbra e o IPN.

O Instituto Pedro Nunes, por seu lado, é parceiro nuclear do município de Condeixa-a-Nova no projeto de instalação de um centro de indústrias criativas na antiga fábrica ‘Cerâmica de Conimbriga’.

A deslocação a Condeixa do pró-reitor e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação daquela universidade brasileira, que após ter sido recebido na Câmara Municipal visitou a empresa Colorisa, fundada em 1992, foi acompanhada por dois investigadores do Instituto Pedro Nunes, Fabiano Raupp e Jorge Corker, e ainda por Manuel Ribeiro e Lisando Simão, em representação do Politécnico de Viana do Castelo.