cm-condeixa.pt / notícias / Rede viária municipal preparada para o período crítico dos fogos
09 de Julho de 2018

Rede viária municipal preparada para o período crítico dos fogos

O município de Condeixa iniciou a execução dos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível, com 10 metros, junto à rede viária, a 15 de Maio, tendo em vista a salvaguarda da segurança na evacuação da população das aldeias e lugares do concelho.

Quase dois meses depois do começo dos trabalhos, a maior parte do plano de limpeza já foi executado, quer com o abate de pinheiros e eucaliptos, como no corte de mato e outros arbustos.

«O objetivo é que a rede viária possa possibilitar a evacuação na máxima segurança das populações em caso de incêndio. Uma das preocupações que temos tido prende-se com o facto de não existir cadastro que ajude a decifrar os proprietários de áreas confinantes por limpar», referiu o comandante da Proteção Civil da Câmara Municipal de Condeixa.

Ainda de acordo com António Jorge Coelho, «já estão limpos quase 150 hectares, em que foi dada aos proprietários a opção de cortarem as árvores e rentabilizarem a venda do material lenhoso até ao final do mês em curso». Apesar disso, a limpeza tem sido feita pela autarquia, porque, segundo o responsável da proteção civil do município, «o mais importante são as pessoas, pelo que as aldeias devem estar integradas para que se seja possível responder a agressões, como é o caso dos incêndios florestais, pois seria inglório e infrutífero colocar em risco todo o trabalho desenvolvido».

Por via disso, a autarquia está a trabalhar com 16 aldeias, abraçando o programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, projeto que visa atribuir especial relevância a municípios e freguesias, no sentido de os capacitar com vista a dotá-los de conhecimento técnico, recursos didáticos e instrumentos de apoio à resiliência da população. O programa abrange cinco eixos fundamentas: a proteção dos aglomerados, prevenção de comportamentos de risco, sensibilização e aviso à população, evacuação de aglomerados e locais de abrigo e refúgio.

Para dar a conhecer a evolução dos trabalhos em execução pela Ecorede, empresa representada ontem em Condeixa por Pedro Peão, José Pita e Luís Martins, o presidente da autarquia congratula-se «pelo investimento na ordem dos 220 mil euros do orçamento para limpar cerca 150 hectares nas faixas que lhe compete, mas o esforço suplementar da autarquia faz todo o sentido tendo em vista a segurança da população».

«Neste momento já se encontra uma execução superior a 90% do plano de limpeza previsto nos espaços florestais, o que não deixa de ser um motivante por tudo o que foi feito e, aquilo que ainda falta limpar, deverá acontecer para a próxima semana», sublinhou Nuno Moita.

O edil condeixense aproveitou o encontro com os jornalistas para apelar à população «para cumprir com a sua parte, ou seja, a limpeza nos 100 metros à volta dos aglomerados e nos 50 metros à volta das habitações». «Se, por absurdo, nenhum privado limpar nada nessas zonas, o município teria de gastar, no mínimo, 1,2 milhões de euros» de um orçamento anual de 12 milhões de euros», esclareceu.