cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa nas festividades de Pedro e Paulo, que se realizam anualmente em Bretten
04 de Julho de 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, a Presidente da Assembleia, Anabela Lemos, e alguns membros da Assembleia Municipal, juntamente com a Associação Amizade, os Bombeiros Voluntários de Condeixa e a equipa de Futebol de Veteranos Sapatilha, marcaram presença nas festividades, “Peter und Paul Fest”, evento de reconhecimento global que se realiza anualmente, na cidade geminada com Condeixa desde 1985.

“A deslocação a Bretten é sempre um momento muito especial, uma vez que foram os pioneiros de um projeto, conjuntamente com a família Canelas, contando já com 33 anos de existência e que tem permitido aos dois municípios, o desenvolvimento de todo um conjunto de parcerias estratégicas de salutar relevo e importância.”, assinalou o edil Nuno Moita.

O Autarca aproveitou o momento para agradecer o apoio de Bretten na candidatura de Conimbriga e do seu território a Património Mundial da Unesco, nomeadamente através da recolha de assinaturas: “No âmbito desta nossa cooperação, temos trabalhado arduamente no movimento para a promoção da candidatura de Conimbriga e do seu território a Património Mundial da Unesco, através da dinamização de eventos que apostam na temática da romanização – Vislumbre do Império- evento que vai já na sua 5ª edição e que, uma vez mais, superou as nossas expetativas, sem esquecer o museu que inaugurámos em 2017, o Museu PO.RO.S, espaço multimédia e virtual onde pode ser observada toda a temática da romanização. Tudo isto aconteceu e acontece porque contamos com o vosso apoio.”

A este propósito, Nuno Moita reiterou todo o empenho e trabalho desenvolvido no município para ver aprovada esta candidatura: “Trata-se de uma aposta de todo um Município que a ser concretizada positivamente é uma mais-valias não só para o concelho, mas também para a região e para o país. Temos promovido todo um conjunto de intervenções para valorização da envolvente das ruínas romanas e, simultaneamente, efetuado um minucioso trabalho de inventariação do património local que visa reforçar o dossier da candidatura. Não nos cansaremos de trabalhar em prol deste nossa, mas também vossa candidatura.”

O Autarca refere ainda que “a deslocação a Bretten permitiu reforçar a intenção, junto de Martin Wolf, Presidente da Câmara Municipal de Bretten, de encontrar novas formas de cooperação a nível empresarial, ao abrigo do protocolo de cooperação que nos une.”

Refira-se que, o executivo liderado por Nuno Moita, tem adotado uma estratégia de fixação e captação de investimento para o município, tornando-o cada vez mais atrativo a potenciais investidores, conforme o declarou: “A junção destas duas cidades não se cinge unicamente ao estabelecimento de trocas culturais, entre cidades de países diferentes. Pretende-se que ambas unam esforços com vista a que os representantes das suas principais áreas económicas estabeleçam relações conjuntas que em muito podem beneficiar os nossos e vossos territórios. Este nosso encontro para além de estreitar os laços que já nos unem, permitiu encontrar patamares de entendimento para uma abertura objetiva no âmbito do domínio económico que se pretende real e efetivo”.