cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa debateu boas práticas no envelhecimento
11 de Junho de 2018

Condeixa debateu boas práticas no envelhecimento

O Museu Monográfico de Conimbriga, em Condeixa, recebeu recentemente, o Fórum de Boas Práticas no Envelhecimento, promovido pelo Serviço de Ação Social e Saúde do Município de Condeixa, com a participação de técnicos de vários municípios da região de Coimbra.

Sendo o envelhecimento um tema inscrito na agenda internacional e a sociedade portuguesa hoje uma das mais envelhecidas do mundo, as preocupações sociais com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas devem e são cada vez maiores.

O Fórum de Boas Práticas no Envelhecimento foi, essencialmente, um momento de reflexão de e para técnicos que intervêm no envelhecimento ao nível municipal e ainda de e para pessoas idosas de cada um dos municípios, representando uma mais-valia na partilha de testemunhos e anseios.

No encontro foram abordadas e debatidas as práticas (num formato aberto, interativo e participativo) do passado e presente na área do envelhecimento e perspetivado o futuro nesta área, nomeadamente no que diz respeito à saúde, formação ao longo da vida, bonificações e família, voluntariado.

A dinamização do Fórum esteve a cargo de Andreia Dias, estagiária de Gerontologia Social da Escola Superior de Educação de Coimbra e de Patrícia Vaz Lourenço, assistente social e formadora/consultora.

No período da tarde e no âmbito de uma atividade formativa desenvolvida anteriormente com alguns dos municípios presentes decorreu a gravação de um vídeo e respetiva reflexão e discussão no âmbito da candidatura ao Orçamento Participativo de Portugal realizado por pessoas idosas e que por si só representa uma boa prática no envelhecimento.