cm-condeixa.pt / notícias / SPIN Condeixa permite poupar até 80% nos livros escolares
06 de Junho de 2018

SPIN Condeixa permite poupar até 80% nos livros escolares

O município de Condeixa-a-Nova vai implementar, este ano, o SPIN Condeixa – Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares que permite aos munícipes recuperar até 20% das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60% do preço dos livros para o próximo ano. Contas feitas a poupança pode chegar aos 80%.

“Para além de representar uma despesa muito significativa para as famílias, que gastam cerca de 200 euros em manuais escolares, por filho, todos os anos entre o 5º e o 12º ano de escolaridade, a produção dos manuais escolares, que na generalidade são encostados numa prateleira ao fim de 10 meses de utilização, tem um impacto ambiental muito relevante, com a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores. Com a adesão à rede do Programa SPIN, o município de Condeixa-a-Nova dá mais um passo para a gestão sustentável dos recursos e para a universalização dos materiais didáticos de qualidade nas escolas do concelho”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

No concelho de Condeixa-a-Nova, os gastos anuais com manuais estão estimados em cerca de 100 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

De fora deste programa ficam, naturalmente, os manuais escolares oferecidos pelo Ministério da Educação, que têm que ser devolvidos, em bom estado, às escolas no final de cada ano letivo.

O Programa SPIN é uma plataforma de Reutilização de Manuais Digital e Intermunicipal, totalmente profissional e adaptada aos hábitos e às tecnologias dos dias de hoje. Desenvolvido em parceria com a Book in Loop, o Programa SPIN Condeixa surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objetivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20% do valor que pagariam.

O processo é simples. Depois de criada a conta, o munícipe deve então registar os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através do website spincondeixa.pt (na sua conta SPIN, basta escrever o número ISBN do manual para registar o livro e automaticamente o sistema devolverá a informação sobre o manual em causa) ou da aplicação móvel (iOS e android) “Programa SPIN” (apontando a câmara do telemóvel para o código de barras do livro o manual fica registado automaticamente).

Para proceder à reserva dos manuais para o próximo ano, basta entrar na conta e escolher a escola e o ano letivo de cada um dos filhos. Automaticamente, a sistema apresenta a lista dos manuais que serão adotados pela escola, podendo selecionar aqueles que pretende receber. Depois de registada a compra, o sistema emite uma Guia. Os manuais devem ser assim entregues num dos pontos de recolha do programa, numa caixa e acompanhados com a Guia. Finalizadas as recolhas, todos os manuais seguem para um centro logístico da SPIN sendo submetidos a um processo de controlo de qualidade, certificado pedagogicamente pela Universidade de Aveiro. Este processo garante que apenas os livros em bom estado e que não comprometem a qualidade de aprendizagem, encontram um novo dono.

Em Condeixa, os pontos de recolha são a Escola Secundária Fernando Namora, a Escola Básica Nº2 de Condeixa-a-Nova, a Câmara Municipal - Gabinete da Educação e a Biblioteca Municipal.
Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho. Podem também reservar os manuais para o próximo ano letivo até dia 3 de Agosto.

Refira-se que a Book in Loop é uma startup portuguesa, spin-off da Universidade de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e na Startup Lisboa, que se dedica a desenvolver ferramentas de sharing-economy para o sector da educação. Em 2016 lançou uma plataforma nacional de partilha de manuais escolares, distinguida como melhor site de ecommerce pela associação da economia digital. Este portal já permitiu a mais de 50 mil famílias poupar mais de 1 milhão de euros em manuais escolares no arranque do ano letivo.