cm-condeixa.pt / notícias / PO.RO.S recebeu 16 mil visitantes no ano de estreia
08 de Maio de 2018

PO.RO.S recebeu 16 mil visitantes no ano de estreia

No primeiro ano de atividade, o Museu PO.RO.S, em Condeixa, recebeu, segundo divulgou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, «16 mil visitantes».

Um número revelado, no domingo, durante a cerimónia comemorativa do primeiro aniversário do Museu Portugal Romano em Sicó.

«São 16 mil sem agenciamento, sem trazer autocarros», realçou o autarca, que logo de imediato defendeu o «potencial imenso» do equipamento a diferentes escalas. «Não só municipal, mas regional e até nacional», assumiu.

Depois de expressar alguns lamentos, Nuno Moita garantiu que a Câmara Municipal de Condeixa vai continuar a «lutar» pelo Museu PO.RO.S, tendo aproveitado a ocasião para enaltecer as «parcerias importantes» com o Museu Monográfico de Conimbriga, o Exploratório de Coimbra, o Portugal dos Pequenitos e a Universidade de Coimbra.

Otimista em relação ao futuro, o presidente do município deixou, então, um desejo. «Gostava que este museu para o próximo ano não tivesse 16 mil, mas 30 mil visitantes. Tudo faremos para fazer do PO.RO.S um museu nacional», confidenciou.

Em tempo de balanço do primeiro ano de atividade do Museu Portugal Romano em Sicó, Nuno Moita destacou o facto de o PO.RO.S permitir «viajar, sentir e ser romano por um dia». «Trouxe algo diferente a Condeixa», prosseguiu, já depois de ter mencionado a importância do equipamento para a cultura e o turismo do município. «Veio revolucionar o nosso paradigma, na forma como aborda a temática romana», reforçou.

Antes de encerrar a sua intervenção na sessão de balanço do ano de estreia, o presidente da Câmara de Condeixa, que não se esqueceu de referir o trabalho desenvolvido por Patrícia Ribeiro, anterior coordenadora do Museu PO.RO.S, disse ser «uma pena que algo tão diferente ainda não ocupe o devido lugar a nível nacional».

Instalado na antiga casa senhorial da Quinta de S. Tomé, o Museu Portugal Romano em Sicó representou um investimento de 3,5 milhões de euros, valor comparticipado a 75% por parte de fundos comunitários.
O PO.RO.S é um local onde imperam as novas tecnologias, que permitem ter uma perceção bastante clara de como era a sociedade na época romana e também como esta evoluiu até aos nossos dias.

Ana Valadas, atual coordenadora do Museu PO.RO.S, pormenorizou que Abril deste ano foi «o melhor mês» no que se refere ao número de visitantes, tendo rondado os 2 mil. «Em média, tivemos 1.041 visitantes por mês. Hoje [ontem], foram cerca de 400», transmitiu a coordenadora, que aproveitou a ocasião para divulgar as próximas atividades a desenvolver no equipamento, a começar pela comemoração do Dia Internacional dos Museus, nos dias 18 e 19 deste mês.

Fonte: Diário de Coimbra