cm-condeixa.pt / notícias / Comemoração do Dia Mundial da Poesia
28 de Março de 2018

Comemoração do Dia Mundial da Poesia

Dando continuidade à missão de promover e consolidar hábitos de leitura, a Rede de Bibliotecas de Condeixa-a-Nova assinalou, no passado sábado, as comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 de março), com a realização de uma cerimónia, que foi também o culminar de mais uma edição dos já tradicionais concursos de poesia (VIII), da Biblioteca Municipal e do Agrupamento de Escolas.

Os vencedores do concurso “Poesia na Biblioteca” foram: “SONETO INGLÊS COM ARANHA DO FORTE E O PACKARD DO CESARINY DENTRO”, da autoria de Pedro Baptista, “Azul em construção”, de Catherine Revel e “Exílio”, de Emma Carreira. Estes poemas ocuparam, respectivamente o 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar.

Quanto aos prémios do concurso escolar, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa, a lista dos vencedores, dividida por escalões, é ampla.

No 1.º ciclo, ao poema “Palavras” foi atribuído o 1.º lugar, destacando o trabalho criativo de Emília Póvoa; o poema “Ser Poeta”, da autoria de João Tiago Marques, mereceu o 2.º prémio e a “Astronauta”, de Ana Almeida, foi atribuído o 3.º prémio. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas aos poemas “Fotograma Interessante”, de Íris Bicho, e “Casinha doce”, de Pedro Pires.

No 2.º ciclo destacaram-se Anaís Duro, vencedora do 1.º prémio, com o poema “Pisado” e Anita Costa, que ficou em 2.º lugar, com o poema “Eu quero”.

No 3.º ciclo “A Luz do Luar”, de Laura Henriques, “Pensar as estrelas”, de Ana Simões e “Ilusória esperança”, de Maria João Marques, ganharam, respectivamente, o 1.º, 2.º e 3.º lugares.

Para terminar, no nível secundário foi atribuído o 1.º lugar ao poema de João Campos “Entropia e degradação”, o 2.º lugar à poesia de Bruna Brito “Mente Humana” e o 3.º lugar ao trabalho criativo de João Peres “Compreender o Incompreensível”.

A solenidade, que se estendeu ao longo daquele dia, pretendeu também dar enfase à divulgação da obra de poetas condeixenses. Assim sendo, foram apresentados os livros de Conceição Manaia Coimbra - Um pássaro branco na bruma, de António Piedade - Fonte de Coretos e de Isaura Madeira Cercoso - Cantam os pássaros no campo. Dos três autores, destacar a obra de Isaura Madeira Cercoso, que se encontra inserida na colecção Cancioneiro, editada pela autarquia, que pretende ser um meio para a divulgação de poesia popular; e também a obra de Conceição Manaia Coimbra que inicia um novo ciclo de poesia e reúne antologia poética numa Nova Colecção.

Ao longo da apresentação dos livros, a Oficina de Poesia de Condeixa declamou, perante os presentes, poemas dos livros publicados.

Esta comemoração teve uma enorme aceitação e receptividade por parte dos munícipes.

1 º Prémio
SONETO INGLÊS COM ARANHA DO FORTE E O PACKARD DO CESARINY DENTRO