cm-condeixa.pt / notícias / Em Condeixa, os trilhos têm uma História
03 de Março de 2018

Em Condeixa, os trilhos têm uma História

7 dias após a realização do maior Trail do País a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova apresenta novo produto turístico: Trilhos com História

Trilhos com História é o resultado de um trabalho de recolha e sistematização dos percursos que têm vindo a ser utilizados na provas de Trail do Concelho de Condeixa-A-Nova e que, pretende a Câmara Municipal, promovam o turismo através da prática da modalidade que está na moda, o Trail.

O Concelho de Condeixa-a-Nova é, desde há pelo menos 2 milénios, um lugar de Grande Estrada, daqueles lugares onde as estradas teimam em se encontrar, as que que cruzam o país de Norte a Sul e do Interior para o Litoral, e quer ser agora também de trilhos, daqueles onde o Pinhal Interior encontra o Baixo Mondego e a serra árida dos Calcários do Sicó observa a planície fértil dos aluviões do Mondego.

Percorrer os Trilhos com História de Condeixa-a-Nova é percorrer a neblina do Paúl dos Campos da Anobra e subir ao alto da Senhora do Círculo, é visitar as buracas do Casmilo, o Campo de Lapiás e as Dolinas da serra numa sucessão de monumentos geológicos únicos que encontram no Canhão Fluviocársico do Rio de Mouros o testemunho de uma floresta Laurissilva que teima em desaparecer e onde as suas cascatas (de inverno) fazem ouvir a força das águas nas Ruínas de Conimbriga.

Mas as Histórias dos Trilhos de Condeixa-a-nova não são feitas só de paisagens deslumbrantes ou de monumentos geológicas fantásticos, são Trilhos feitos de 9 edições (segundo mais antigo trail do país logo após o trail da Serra da Freita) do Trail da Conimbriga e dos seus participantes (3500 participantes na última edição,Trail do País com mais inscritos ), das 5 edições do Trail de S. Martinho em Ega, dos 108 atletas federados das 4 equipas de Trail do concelho, e de todos os que ano após ano têm vindo a percorrer as nossas terras de Condeixa-a-Nova descobrindo novos trilhos, novos locais de interesse, projetando aquilo que agora se torna um produto turístico.

“O Trilho da Cascata foi parcialmente aberto no ano de 2016 tendo sido publicadas fotos da construção de uma pequena ponte para permitir a passagem no rio, e logo nesse ano foi notório o potêncial turístico do local que foi alvo de inúmeras romarias nos meses seguintes. O ano passado a Câmara Municipal investiu em infra-estruturas de segurança para o local, aumentou a extensão do trilho, o que faz com que hoje seja possível percorrer o canhão do rio de mouros da aldeia do Poço das Casas até às Ruínas de Conimbriga. Este investimento é essencial para todos os que queiram percorrer os trilhos de Condeixa e particularmente este trilho (que vai integrar a próxima rota que estamos a preparar com a CIM-RC) o possam fazer em segurança. Não será um percurso acessível mas a sua beleza merece ser visitada” referiu Carlos Canais Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

“Temos consciência que existem algumas premissas para podermos alcançar o público alvo, que são os corredores de trail: era preciso um bom produto, e a participação que se tem verificado no Trail de Conimbriga e no aumento que temos visto no Trail de São Martinho aliado ao desafio de um novo Trail que vai aparecer este ano organizado pelos Vikings de Alcabideque mostra que os trilhos de Condeixa-a- Nova são de excelência, é importante um bom preço, e nós estamos a oferecer esta experiência totalmente grátis, precisávamos de uma boa promoção, e isso o apoio ao Trail de Conimbriga e ao Trail de São Martinho têm-no feito muito bem pela pontuação que lhes é atribuída pelos próprios participantes.

É agora imperativo ter uma boa rede de distribuição e para isso contamos com os 108 atletas das 4 equipas do concelho que têm alcançado inúmeros títulos a nível regional, além da plataforma que estamos a criar, do Turismo Centro de Portugal e da CIM-RC.” disse Nuno Moita da Costa no final da apresentação dos Trilhos com História.

Para os Trilhos com História está a ser desenvolvida uma app / portal onde poderá ser possível descarregar trilhos, ver pontos de interesse e, quem sabe, correr contra o vencedor do trilho que escolher.

Condeixa é um destino de excelência para a prática de Trail, desporto de natureza, capaz de oferecer todos os graus de dificuldade, num concelho que pode percorrer todos os dias, todo o ano, com uma experiência única a cada passo.

Em Condeixa, os trilhos têm uma História, em Condeixa todos os dias se faz História.