cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa lança calendário almanaque dedicado à ourivesaria e arte sacra de Conimbriga
01 de Fevereiro de 2018

O “Calendário Almanaque 2018 - Arte Sacra: Ourivesaria da Unidade Pastoral de Conímbriga”, promovido pelo Movimento para a Promoção da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO, vai ser apresentado este domingo, às 17 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

“Este destaque do valor da Arte Sacra, tendo por base algumas das peças de ourivesaria que integram o espólio das nossas igrejas e capelas, torna evidente que a cidade de Conímbriga – Condeixa-a-Velha, símbolo maior do domínio romano em Portugal, está envolvida por um outro rico Património Cultural, Material, Imaterial e Natural, que nos chega de outras épocas, sendo nossa convicção que a sua inventariação, estudo e divulgação poderão ser uma afirmação das comunidades do município de Condeixa-a-Nova e dos municípios contíguos”, lê-se no epílogo da publicação.

O “Calendário Almanaque 2018 - Arte Sacra: Ourivesaria da Unidade Pastoral de Conímbriga” é uma edição promovida pela Associação Ecomuseu de Condeixa, Unidade Pastoral de Conimbriga, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Centro de Estudos Vergílio Ferreira.

A sessão de lançamento contará com a atuação de Pedro Miguel Simões dos Santos (violino), do Conservatório de Música de Coimbra e apresentação de Carlos Antunes, diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.