cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa investe em viaturas elétricas para reforço dos serviços urbanos
31 de Janeiro de 2018

Condeixa investe em viaturas elétricas para reforço dos serviços urbanos

O município de Condeixa-a-Nova recebeu, recentemente, duas viaturas ligeiras de mercadorias 100% elétricas, para os serviços urbanos ambientais, num investimento de quase 72 mil euros, valor comparticipado pelo Fundo Ambiental gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

“Com a chegada destes novos veículos queremos dar um sinal de que estamos empenhados na mobilidade elétrica e na concretização do objetivo comum da descarbonização da sociedade. Aproveitaremos todas as oportunidades de comparticipação, seja do Governo, seja dos apoios comunitários estruturais, para renovar e reforçar o nosso parque automóvel”, assume o presidente da Câmara, Nuno Moita.

A aposta nestes novos veículos elétricos visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, as emissões de partículas nocivas para a qualidade de ar e, simultaneamente, contribuir para a diminuição do ruído.

Este investimento, no valor total de 71.955 euros, é comparticipado a 50 por cento pelo Fundo Ambiental e vem ajudar à renovação e ampliação do número de equipamentos e veículos de apoio às tarefas do Serviço de Limpeza Urbana e do Serviço de Jardins e Espaços Verdes da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara de Condeixa, traduzindo a aposta na mobilidade elétrica e na defesa de uma estratégia operacional mais sustentável, contribuindo para os objetivos ambientais do município.

Os dois primeiros veículos 100 por cento elétricos que passam a integrar a frota do município destinam-se essencialmente à lavagem de alta pressão e à aspiração de detritos. Uma das viaturas possui sistema de lavagem de alta pressão com depósito de 650 litros e bateria de 11.5 KW/h e a outra um sistema de aspiração e bateria de 15.4 KW/h, o que lhes permite percorrer, respetivamente, uma distância mínima de 73 e 91 km em condições normais de trabalho e, por outro lado, melhorar a qualidade do desempenho dos serviços ao munícipe.

Esta aquisição além de constituir uma medida de eficiência energética contribuirá, igualmente, para acomodar outro objetivo da autarquia como é o caso da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas.