cm-condeixa.pt / notícias / VI Encontro de Cantares do Ciclo Natalício encheu renovada Igreja Matriz de Anobra
28 de Dezembro de 2017

O público encheu a renovada Igreja Matriz de Anobra para assistir, no passado dia 17 de dezembro, ao VI Encontro de Cantares do Ciclo Natalício “Do Avento aos Reis”, com a participação de seis grupos de origem etnográfica, em representação de diferentes regiões do país.

Desde há cinco anos que a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, em parceria com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide e a Pódio de Recordações – Associação Etno-Folclórica, promove o Ciclo de Cantares de Natal, um evento itinerante que anualmente decorre nas freguesias e localidades de Condeixa.

Este ano, o evento decorreu na Igreja Matriz de Anobra, ocasião aproveitada para assinalar o descerramento de uma placa de agradecimento a todos os particulares, entidades e instituições que contribuíram financeiramente para a realização das obras de restauro exterior da Igreja Matriz, concluídas durante o mês de dezembro.

“Neste domingo, 17 de dezembro de 2017, que é também o terceiro domingo do Advento - dia em que se celebra a “Alegria” – é com muita alegria que homenageamos todos aqueles que contribuíram financeiramente para a conclusão das obras de restauro exterior da Igreja Matriz de Anobra, Igreja de Santa Catarina de Alexandria. Cuidar e preservar o nosso património material significa preservar e cuidar da nossa identidade”, destacou Liliana Pimentel, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Condeixa, entidade que contribuiu para a realização daquela empreitada.

Ao descerramento da placa de agradecimento aos que benfeitores das obras da igreja de Anobra, seguiu-se a realização do VI Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, em participaram seis grupos de matriz etnográfica: Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide, Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, Associação Etnográfica “Gentes de Almeirim”, Rancho das Lavradeiras da Trofa, Grupo de Cantares «Anobra Emcanta» e Grupo Etnográfico da Freguesia de Anobra.