cm-condeixa.pt / notícias / Cândido Pereira reúne em livro “Crónicas de Condeixa – Para que a memória não se perca”
23 de Dezembro de 2017

O livro “Crónicas de Condeixa – Para que a memória não se perca”, da autoria do condeixense Cândido Pereira, foi apresentado esta quinta feira, dia 21 de dezembro, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa.

O autor, Cândido Pereira, que no dia da apresentação completou 81 anos, “visita fatos históricos e, a partir deles, constrói um texto literário, visto que, para contar suas histórias, o cronista carrega nos pormenores dramáticos, descrevendo as personagens com características e emoções”, lê-se na nota de apresentação.

“Autodidacta, homem do teatro, da história, Cândido Pereira é acima de tudo um homem que ama a sua terra. Muito obrigada por tudo o que tem feito por Condeixa e muitos parabéns pelo seu aniversário”, elogiou Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

Com a apresentação do livro “Crónicas de Condeixa: Para que a memória não se perca!”, o executivo da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova “pretende colocar em prática, mais uma vez, uma das mais nobres missões do poder autárquico que é estar ao serviço da preservação e divulgação da cultura, do património cultural e das tradições populares, como fator de desenvolvimento local, promovendo o território do ponto de vista cultural e turístico”, sublinha Liliana Pimentel, vice-presidente e vereadora da Cultura.

A autarquia lembra ainda que “muitas páginas de história local são escritas por não profissionais, que fazem da investigação histórica um passatempo delicioso, sem outra vantagem para além do prazer que essa atividade lhes proporciona. E, todos nós que prezamos a história local sabemos que devemos muito a alguns desses beneméritos dedicados”.