cm-condeixa.pt / notícias / Museu PO.RO.S atinge marca dos 10 mil visitantes
14 de Dezembro de 2017

Museu PO.RO.S atinge marca dos 10 mil visitantes

O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, atingiu recentemente a marca dos 10 mil visitantes em apenas sete meses de funcionamento.

“É um número extraordinário e que assume um caráter ainda mais relevante se considerarmos que toda a sua promoção tem sido assumida integralmente pelo Município de Condeixa, sem o apoio de quaisquer outras entidades”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca acrescenta que “a excecionalidade e singularidade deste museu no panorama nacional obrigam-nos a continuar a lutar junto das entidades regionais e nacionais por uma linha exclusiva de apoio comunitário que permita a promoção de um ativo de elevada importância para a região e para o país, como é o Eixo da Romanização [que envolve seis municípios dos distritos de Coimbra e Leiria], ao qual este equipamento veio trazer uma mais valia acrescida”.

O museu PO.RO.S, recorde-se, foi inaugurado a 6 de maio último na presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que então elogiou o caráter inovador multimédia do espaço, considerando tratar-se de “um passo certo na modernização e um passo para a preservação e estímulo da cultura em Portugal”.

O novo museu constituiu-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruinas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender a época romana através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

Recentemente, o museu PO.RO.S registou a entrada do visitante número 10000, Paula Monteiro, que assinalou o facto de “estar no local mais bonito de Condeixa e à hora certa”, desafiando “outros 10 mil” a visitarem aquele espaço museológico.

O PO.RO.S está aberto todos os dias das 10 às 18 horas, exceto às segundas-feiras, e oferece entradas gratuitas no primeiro domingo de cada mês.