cm-condeixa.pt / notícias / Bombeiros de Condeixa assinalaram 40 anos
05 de Dezembro de 2017

Bombeiros de Condeixa assinalaram 40 anos

A bênção de duas viaturas novas – uma delas de transporte de água numa cisterna de 35 mil litros e outra de transporte de doentes – foi um dos momentos mais altos da cerimónia de ontem, de celebração dos 40 anos da “reativação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova (AHBVC)”, referiu o comandante Fernando Gonçalves. Por outro lado, ele próprio e o segundo-comandante, Jody Rato, receberam a medalha de Ouro de 25 anos de serviços distintos.

A sessão ficou especialmente marcada pela assinatura de um protocolo entre a instituição e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, com a presença do presidente Nuno Moita, onde se deu um passo importante no processo de construção de um novo quartel, uma ambição de há muitos anos, não só dos bombeiros, como da população em geral. Em traços gerais, ficou acordado que a Associação Humanitária passa a beneficiar de uma fiança da autarquia, para poder aceder a crédito bancário, no valor de 2,4 milhões, para avançar com a atribuição da empreitada.

Todavia, tal como explica Fernando Gonçalves, “é muito importante conseguir apoios da sociedade, empresas e entidades, que continuam a confiar nos bombeiros”. Embora em 24 de julho passado já se tenha procedido ao lançamento da primeira pedra, o projeto ficou parado porque foi apenas assinado um acordo de intenções e não o protocolo formal.

Na sessão solene foram ainda atribuídas as medalhas de mérito, grau ouro, para um empresário benemérito e uma empresa, o crachá de ouro ao bombeiro de 35 anos de atividade e um louvor a todo o corpo ativo, pelo esforço e abnegação demonstrados no combate aos trágicos incêndios de 2017. O corpo ativo é composto por cerca de 120 operacionais, auxiliados por 32 viaturas. Foram promovidos nove bombeiros de segunda e ingressaram sete novos operacionais.