cm-condeixa.pt / notícias / Parque Industrial vai ser ampliado
24 de Novembro de 2017

Parque Industrial vai ser ampliado

O Parque Industrial de Condeixa-a-Nova vai ser ampliado, num investimento de 1,6 milhões de euros, beneficiando de um projeto submetido e aprovado pela União Europeia, através da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC).

A informação foi avançada ontem pelo presidente da autarquia, Nuno Moita, considerando que “não há sustentabilidade económica dos concelhos sem a criação de riqueza, cuja base são as empresas”, acrescentando que a Câmara Municipal tem uma grande sensibilidade nessa matéria, porque considera que, mais do que as grandes obras públicas, o que mais faz mexer a economia são as empresas que existem e as que são captadas, neste caso, para o concelho”.

Entretanto, acaba de ser publicado em Diário da República o regulamento concelhio de apoio às em - presas – Go Invest – com um naipe de apoios liga - dos à criação de emprego.

O presidente da câmara sublinha que “sempre que houver uma empresa que crie, pelo menos, cinco postos de trabalho, tem benefícios no IMT, nas taxas de licença e na assessoria para candidaturas comunitárias, através do Gabinete de Apoio ao Investi - dor, que faz parte de uma estratégia de captação de empresas”.

Esta estratégia tem dado bons resultados porque o concelho de Condeixa é dos que tem menos de - semprego na CIM Região de Coimbra, com um taxa de 4,4%. Declarações feitas ontem, durante a deslocação do comissário Carlos Moedas ao concelho, nomeadamente à empresa cerâmica Dominó.

O CEO da empresa, João José Xavier, explicou que há dois projetos em curso com financiamento comunitário, um deles a meio de um processo de apoio à Inovação, para produzir produtos de maior valor acrescentado.

O outro, em conclusão, é de apoio à Exportação. João José Xavier explicou que “há muitos anos que temos vindo a submeter projetos de financiamento à União europeia, que têm obtido resposta positiva, o que nos ajuda a ser competitivos no mercado global onde operamos”.