cm-condeixa.pt / notícias / Dominó é um exemplo de sucesso na União Europeia
24 de Novembro de 2017

Dominó é um exemplo de sucesso na União Europeia

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, destacou modelo da empresa familiar com presença à escala mundial.

A empresa Dominó, sedeada no Parque Industrial de Condeixa, é considerada um exemplo do relançamento da indústria cerâmica no nosso país. A sua relevância não passa ao lado da União Europeia, sobretudo por ter superado a crise, no difícil contexto económico e financeiro no período de recessão, e manter cerca de duas centenas de funcionários.

A partir das suas instalações saem cerca de 65% da produção para mais de meia centena de países dos cinco continentes, em que num dia pode produzir 14 mil metros quadrados de revestimentos e pavimentos cerâmicos.

A completar 30 anos no próximo ano, a Dominó abriu ontem as portas para mostrar a sua “resistência mecânica” a Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, numa visita guiada por João José Xavier. O presidente do conselho de administração desta Pequena e Média Empresa (PME) apresentou «a gama de produtos certificados como o selo de qualidade, higiene, segurança e ambiente».

Também na companhia do presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, e vereadores, Carlos Moedas testemunhou a mudança profunda no modelo de negócio adoptado pela Dominó, que espera atingir 16 milhões de euros de facturação em 2017.

«Temos de ser rápidos a ler as tendências e gostos do mercado. Temos de ser competitivos, um desafio em que não podemos cometer erros, pelo que temos de ser criteriosos na gama que encetámos até aqui», afiançou João José Xavier, já com as “baterias apontadas” para o futuro.

«Gostei do que vi nesta empresa. A Europa tem de voltar a estar no palco com a inclusão de programas no próximo orçamento plurianual que fortaleçam a relação directa com as pessoas», disse Carlos Moedas.

O comissário europeu defendeu que «temos de estar mais presentes, temos de dar mais a cara e a Europa tem de voltar a dizer aquilo que faz», declarou Carlos Moedas, destacando ainda que a Dominó, que produz pavimentos e revestimentos cerâmicos, «emprega quase 200 pessoas, um modelo de empresa familiar voltada para o mundo».