cm-condeixa.pt / notícias / Programa Go Invest para apoiar investimento já está a receber candidaturas
22 de Novembro de 2017

Programa Go Invest para apoiar investimento já está a receber candidaturas

Os empresários, empreendedores e investidores já podem submeter candidatura ao ‘Go Invest’, um programa municipal de concessão de benefícios e apoios ao investimento, cujo regulamento, aprovado pelo Executivo de Nuno Moita em agosto passado, já foi publicado em Diário da República e entrou em vigor no dia 3 de novembro.

“É um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento económico e faz parte da nossa estratégia de fixação e captação de investimento para o nosso município, tornando-o cada vez mais atrativo a potenciais investidores, já que os bons investimentos têm normalmente um efeito multiplicador na economia local e são irradiadores de sinergias positivas no tecido económico e social”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O programa “Go Invest” prevê a atribuição de um conjunto de apoios e benefícios, em função do investimento e do número de postos de trabalho a criar e abrange todos os setores de atividade e todas as iniciativas empresariais de carácter económico no concelho de Condeixa a Nova que sejam classificadas como projetos de investimento de interesse municipal, designados como “GO Invest”.

Estão abrangidas pelo regulamento as empresas que apresentem um projeto de investimento que contemple a criação ou manutenção no mínimo de 3 postos de trabalho e um montante de investimento igual ou superior a 25 mil euros, ficando obrigadas a manter o investimento realizado por um período mínimo de cinco anos.

Os benefícios e apoios a conceder poderão revestir-se de várias modalidades, nomeadamente sob a forma de benefícios fiscais (isenção total ou parcial do IMI e IMT), isenção ou redução de taxas municipais e de apoios procedimentais.

Com este programa, a autarquia pretende acompanhar o investidor durante todas as fases do processo de investimento, atribuindo-lhe um gestor de projeto GO Invest, criando-lhe uma via verde nos procedimentos administrativos, assegurando deste modo a celeridade e eficácia da respetiva tramitação. Neste âmbito, é concedido apoio técnico especializado através de, por exemplo, aconselhamento e colaboração na escolha da localização de terrenos e espaços disponíveis, na prestação de informação sobre as formalidades legais na constituição de uma empresa, na informação sobre os apoios financeiros nacionais ou comunitários disponíveis e sobre os eventos, formações e feiras existentes.

Refira-se que o Regulamento de Concessão de Benefícios e Apoios ao Investimento - “GO Invest” está disponível, para consulta, no site da Câmara Municipal de Condeixa, na área do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.