cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa integra rede intermunicipal de prevenção de riscos de catástrofes
02 de Novembro de 2017

Condeixa integra rede intermunicipal de prevenção de riscos de catástrofes

O município de Condeixa-a-Nova, enquanto parceiro da Rede de Recursos Tecnológicos de Monitorização da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) vai receber no seu território novas ferramentas tecnológicas que permitem antecipar o alerta de cheias e inundações.

Em concreto, será instalado um sensor de nevoeiro na localidade de Arrifana assim como uma estação hidrométrica no rio Ega, na localidade de Belide, permitindo monitorizar os caudais e tornar mais eficaz a emissão de alertas de cheias e inundações que afetam aquela área.

A Rede de Recursos Tecnológicos de Monitorização foi criada no âmbito do projeto “Ações Inovadoras para a Prevenção e Gestão de Riscos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, que tem como objetivo dotar os municípios da região de instrumentos e ferramentas de apoio à decisão na prevenção e gestão dos riscos.

Com a criação da rede pretende-se articular e implementar, no território da CIM-RC, ações a curto, médio e longo-prazo, com o objetivo de promover a adoção de medidas que minimizem o impacto dos riscos identificados através de uma análise pormenorizada baseada em cartografia de suscetibilidade e vulnerabilidade assim como a interligação e a articulação dos diferentes municípios, nomeadamente na partilha de meios e recursos, com o objetivo de fazer face a uma situação de acidente grave ou catástrofe. Pretende-se ainda uniformizar os procedimentos/protocolos existentes com o objetivo de facilitar a articulação entre organismos da Administração Local e Supramunicipal, agentes de Proteção Civil e outras entidades de apoio.

A instalação dos novos equipamentos de monitorização no município de Condeixa-a-Nova, cujo processo está a ser coordenado pela CIM-RC, está prevista para este mês de novembro, devendo estar operacional até final deste ano.

Os objetivos de maior alcance deste projeto incluem o aumento substancial da capacitação preventiva e de resposta à emergência de modo a reduzir o impacto da ocorrência de desastres e/ou catástrofes ao nível das perdas humanas, materiais e ambientais, mas salvaguardando igualmente a contingência das atividades quotidianas, reduzindo por antecipação as perdas económicas indiretas.