cm-condeixa.pt / notícias / Nova associação quer terminar com o isolamento das pessoas com deficiência
26 de Setembro de 2017

Nova associação quer terminar com o isolamento das pessoas com deficiência

A Associação 'Eu Desafio-te' foi apresentada publicamente, no passado sábado, no Museu PO.RO.S. em Condeixa, localidade onde ficará localizada a sua sede.

A Associação visa apoiar pessoas portadoras de deficiência e respetivas famílias nos cuidados das mais diversas áreas, tendo em vista a sua inclusão social.

O projeto surge por iniciativa de um grupo de pessoas, no entanto, é o sonho de vida do primeiro presidente da associação, Paulo Azevedo, também ele portador de deficiência, mas que fruto da sua força de vontade é ator, apresentador e orador motivacional.

«O Paulo transformou os seus problemas em potencialidades», adiantou João Pavão, sublinhando que um dos principais objetivos da associação «é terminar com o isolamento das pessoas com deficiência».

As famílias, adianta o presidente do Conselho Fiscal, «não podem ter vergonha de ter filhos com deficiência». «A “Eu Desafio-te” pretende trabalhar em rede com as instituições de Condeixa, alargando e complementando as respostas já existentes», explicou o dirigente.

João Pavão referiu ainda que a instituição terá «um carácter inovador», uma vez que irá aproveitar a «excelente capacidade de Paulo Azevedo nas suas palestras de motivação» para chegar às «associações, IPSS e empresas».

«Atualmente existe no seio da comunidade portuguesa um ceticismo relativamente ao mundo da deficiência, assim como às políticas ativas de inclusão social e laboral das pessoas com deficiência. Com a associação “Eu Desafio-te” o que se pretende é desafiar cada português a adotar uma cultura de integração das pessoas com deficiência no quotidiano social», frisou Paulo Azevedo.

Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa e “padrinho” da “Eu Desafio-te”, enalteceu «a capacidade de ser superior» de Paulo Azevedo, ao mesmo tempo que agradeceu «a atitude pessoal que funciona como inspiração para todos», tendo em conta «a forma como utiliza a seu favor as suas limitações».

«O Paulo é a pessoa certa para alterar o paradigma da diferença», concluiu Nuno Moita.