cm-condeixa.pt / notícias / História, Memória e Identidade de Anobra agora em livro
14 de Setembro de 2017

História, Memória e Identidade de Anobra agora em livro

A Igreja Matriz de Anobra recebeu no passado domingo, dia 10 de outubro, a cerimónia de apresentação e lançamento do livro “Freguesia de Anobra: História, Memória e Identidade”, da autoria do historiador João Carlos Pinho.

Trata-se da primeira obra dedicada à metódica exploração e investigação empírica e documental da freguesia de Anobra em vários períodos temporais, desde a época medieval contemporaneidade.

“Conhecer, entender, respeitar e preservar as raízes e a origem de um povo, de uma comunidade ou de uma região é, sobretudo, garantir a esse povo a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando e cultivando a sua história local, facilitando o entendimento e a inserção da comunidade no contexto histórico”, realça Liliana Pimentel, vereadora e vice-presidente da Câmara de Condeixa.

De uma forma cuidada e devidamente documentada, o livro “Freguesia de Anobra: História, Memória e Identidade” apresenta-nos as origens e o povoamento de Anobra, a organização da sua pequena «região» e a evolução da sua demografia, caracteriza a administração pública do território ao longo da história, fala dos «Senhores de Anobra» e do antigo regime dominial. Narra a vida económica e social da freguesia, apresentando as suas fontes de riqueza, assinala o seu património histórico e destaca o seu património natural. Releva aqueles que na freguesia se destacaram, apresenta as suas coletividades e percorre os caminhos de um rico associativismo. Relata os usos e costumes, as suas tradições e os traços de uma «micro» etnografia da freguesia.