cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa dá boas-vindas aos professores no arranque do ano escolar
06 de Setembro de 2017

Condeixa dá boas-vindas aos professores no arranque do ano escolar

Assinalando o arranque do novo ano escolar 2017/2018, o município de Condeixa promoveu, esta segunda feira, a habitual receção aos professores, técnicos de ação educativa e membros das associações de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

“A Educação é, desde o início do meu mandato, um dos setores mais valorizados e em que mais temos investido, representando a maior fatia do nosso orçamento. Só este ano a área da ‘Educação e Apoio à Família’ vai receber cerca de um milhão de euros, para suportar as despesas com o ensino pré-escolar e básico, incluindo despesas com as refeições escolares, e os transportes escolares, mas também um conjunto de medidas de incentivo, como, por exemplo, a oferta dos manuais e materiais escolares a todas as crianças do 1º ciclo, o ensino do inglês no pré-escolar e as sessões de Terapia da Fala”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova.

O autarca acrescentou que esta sessão de boas-vindas “é um momento imprescindível para que todos os atores da Educação se conheçam e trabalhem conjuntamente para alcançarem os melhores resultados educativos, que é, no fim de contas, o nosso maior objetivo”.

Com a participação de mais de uma centena de pessoas, o evento deste ano levou os participantes até Arrifana e Furadouro, num programa cultural e de convívio, que começou com uma visita à nascente de Arrifana, seguida de uma sessão de boas- vindas na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Arrifana, onde foi apresentado o Projecto da Escola da Água – Antiga Escola de Arrifana – Junta de Freguesia da Ega.

De seguida, os participantes subiram ao Furadouro onde para uma visita à Igreja de Furadouro, seguida de palestra proferida por Vítor Serrão, docente da Universidade de Lisboa, sobre "A importância do Inventário Local do Património Material, Imaterial e Natural”, em reflexão e apoio ao Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

Ainda durante a manhã, houve tempo para uma paragem no Casmilo para leitura da passagem de um conto de “Retalhos da Vida de um Médico”, de Fernando Namora, evocando estas terras e as suas gentes de hoje e de ontem.

Depois do almoço-convívio, que decorreu na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Casmilo, e de um passeio pelas Buracas do Casmilo, os participantes subiram em autocarro à Senhora do Círculo, o lugar mais alto do pendor norte das Serras Calcárias de Condeixa, Sicó e Alvaiázere, antes do regresso à Escola Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova.

A receção aos professores, técnicos de ação educativa e encarregados de educação é uma iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa em colaboração com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Ecomuseu, entre outras entidades.