cm-condeixa.pt / notícias / Onze propostas concorrem ao Orçamento Participativo de Condeixa 2017
18 de Agosto de 2017

Onze propostas concorrem ao Orçamento Participativo de Condeixa 2017

Onze propostas foram apresentadas ao Orçamento Participativo de Condeixa de 2017, cujo prazo para a entrega de candidaturas terminou no passado dia 31 de julho.

Das propostas apresentadas, seis concorrem ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e cinco ao Orçamento Participativo Geral (OPG). As candidaturas ainda vão ser alvo de avaliação e os projetos admitidos irão a votos de 1 a 31 de outubro. O Orçamento Partivipativo de Condeixa tem este ano uma dotação financeira prevista de 194 mil euros para a execução do projetos vencedores.

No Orçamento Participativo Geral (OPG), uma das propostas apresentadas prevê a criação do Centro de Alto Rendimento - Natação Pura em Condeixa. “Será uma unidade operativa que abrange um conjunto específico e diversificado de instalações, equipamentos desportivos e serviços multidisciplinares, cuja finalidade é a melhoria e otimização do rendimento desportivo, proporcionando aos atletas de alto rendimento que integram o Condeixa Aqua Clube as adequadas condições de preparação desportiva e otimização de performance”, justifica Alexandre Miguel, autor da proposta, orçada em 48.500 euros.

Outra das propostas apresentadas sugere a criação do “SiViACom - Sistema de Vigilância e prevenção de fogos florestais – Ação Comunitária para jovens”. Da autoria de Jorge Lameiras, o projeto consiste na criação e implementação de um sistema de vigilância e prevenção de fogos florestais/rurais assente em três vertentes: Observação, triangulação e identificação de pontos de ignições, e primeiro alerta; Informação e sensibilização da população geral; e Educação ambiental e capacitação de jovens para a prevenção dos fogos florestais/rurais.

Já Ricardo Serrano concorre ao Orçamento Participativo Geral de Condeixa 2017 com uma proposta de requalificação do posto médico do Estádio Municipal de Condeixa-a-Nova, para apoio aos mais de 500 atletas das diferentes seções do Clube de Condeixa. O projeto prevê reabilitar uma zona do Estádio Municipal, criando “as condições estruturais que permitam o funcionamento do novo posto médico/ginásio” e a “aquisição de material desportivo de apoio, nomeadamente equipamento de reabilitação física”.

Ainda no OPG, Ana Pinho apresenta-se com uma proposta de obras de restauro no Salão Paroquial, cave da Casa Paroquial e Casa do Mel, no Sebal, orçada em 45 mil euros.

“Pela Associação do Avenal”, Manuel Ribeiro Jacinto Santos concorre ao OPG com uma proposta de execução de obras de manutenção e beneficiação do espaço da Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Avenal, na freguesia do Sebal. Esta intervenção visa “a requalificação e a dignificação de um espaço de convívio, tornando-o num ponto de encontro agradável para moradores e visitantes”, justifica o autor.

No Orçamento Participativo Jovem (OPJ), a autora Soraia Fidalgo, caminheira no Agrupamento de Escuteiros, concorre com duas propostas, uma para a melhoria das condições do Campo de Jogos (Anexo à Escola) de Condeixa-a-Velha e outra para a instalação de cobertura do mesmo campo, orçadas em 25 mil euros cada uma. No conjunto, a autora propõe a execução de cobertura simples do campo de jogos, a regularização do pavimento tendo em vista evitar a acumulação de águas pluviais, a execução/correção do sistema de drenagem e escoamento de águas pluviais e a instalação de sistema de iluminação.

Outra das propostas, apresentada por Joana Neves e orçada em 48.500 euros, aponta a construção do “SkateParque de Condeixa”, um parque desportivo para a utilização de skate, patins, trotinete e BMX, em diferentes níveis, e para todas as idades. Tiago Acúrcio avança com uma candidatura para a construção de uma cobertura para o campo polidesportivo do Centro Cultural e Recreativo de Bruscos (semelhante ao do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa).

Já Francisca Salgado propõe a criação de uma “Estrutura de Apoio aos Atletas de Natação Pura”, onde se incluam as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia, nutrição e outros.

Finalmente, Mauro Paula concorre ao OPJ com uma proposta para a aquisição de carrinha de transporte de atletas e material informático de apoio à gestão do Clube de Condeixa.