cm-condeixa.pt / notícias / Orçamento Participativo de Condeixa já está a aceitar propostas e com reforço de verba
10 de Julho de 2017

O prazo para a entrega de propostas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2017 arrancou no passado dia 26 de junho e decorre até dia 31 deste mês, equivalente a 1,5% do Orçamento municipal. Em relação a 2016 o programa sofre um aumento de cerca 20 mil euros de verba disponível.

Tal como em edições anteriores, o programa divide-se entre o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), sendo esta uma iniciativa anual promovida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova com o objetivo de incentivar quer a participação dos jovens, quer de toda a comunidade do concelho.

Dos 194 mil euros afetos ao Orçamento Participativo, 97 mil euros estão destinados ao OPJ e a outra metade ao OPG, sendo que para cada uma dessas vertentes serão aceites propostas até ao valor de 48.500 euros.

Para cada uma das vertentes, os € 97.000€ afetados são distribuídos € 48.500 para projetos materiais (despesa de capital) e outros € 48.500 para projetos imateriais (despesa corrente).

Para votar on-line terá que se inscrever no site www.opcondeixa.pt até 20 de outubro, podendo optar pela votação presencial.

Cada eleitor até aos 35 anos (e que possa propor projetos ao OPJ) tem direito a 2 votos nas propostas do OPJ, e a um voto nas propostas do OPG. Já os eleitores com mais de 35 anos (e que possam propor projetos ao OPG) tem direito a 2 votos nas propostas do OPG, e um voto nas propostas do OPJ.

Na votação on-line, após ser enviada com sucesso uma primeira votação, não será permitido novo login mesmo que não tenham sido esgotados os votos disponíveis.

Para evitar propostas vencedoras com um número escasso de votos, o regulamento de 2017 prevê que só com um número mínimo de 10% dos votos dos inscritos uma proposta pode ser elegível.

Na edição de 2016 concorreram cinco propostas, em diversas áreas, sendo que uma era respeitante ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e quatro ao Orçamento Participativo Geral (OPG).

Apresentar Proposta