cm-condeixa.pt / notícias / Exposição fotográfica: 'E contudo move-se'
11 de Maio de 2017

Exposição fotográfica: 'E contudo move-se'

Para Isac Pinto a fotografia está, de forma pessoal, intrinsecamente ligada à música. É nos concertos musicais, que assiste como mero espetador, que dá uso à sua máquina e a esta paixão hereditária pela 8ª arte.

A 20 de maio assume-se como protagonista da mais recente exposição a inaugurar na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, pelas 17 horas. Em “E contudo move-se”, uma arte dispara sobre a outra, a fotografia atinge a música.

Boas notícias para os amantes de fotografia, música e não só, que poderão usufruir de uma retrospetiva imagética construída por diversos universos sonoros, como Amor Electro, Camané, Cristina Branco, Dead Combo, Jaques Morelenbaum, Mário Laginha, Miguel Araújo, The Gift, entre outros.

Mas, num fugaz movimento contrário, em que a música dispara sobre a fotografia, o “consultório auditivo” de Dr. Roque promete roubar as atenções para um momento musical único, irrepetível e apenas descritível por quem o presenciar.

Patente até 01 de julho é, com toda a certeza, uma exposição para ver, apurar o ouvido e tentar sentir a música que, no fugaz instante da captura, a habitou.

Nota Biográfica
Isac Proença Pinto nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1973. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1996) é professor do quadro de nomeação definitiva do Agrupamento de Escolas de Ansião.

A ligação às imagens vem de longe: o bisavô, Joaquim da Costa, inaugurou o primeiro cinema em Condeixa, o Cine Avenida, em 1932; o avô, José Pinto, abriu a primeira casa de fotografia (Foto Conímbriga); o pai, António Costa Pinto, fotógrafo com mais de quatro décadas de carreira, começou como repórter fotográfico em Lourenço Marques.

Para Isac Pinto, fotografar tem sido uma constante, mas, de algum modo, uma herança clandestina. Contudo, a paixão por esta arte… move-se.