cm-condeixa.pt / notícias / 'Informática Sénior' termina mais um ciclo formativo
18 de Abril de 2017

'Informática Sénior' termina mais um ciclo formativo

Na manhã do dia 6 de abril, a Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento deu por terminada mais uma edição do curso “Informática Sénior”, um projeto dirigido ao público sénior interessado em conhecer as potencialidades das novas tecnologias.

Enviar um email, navegar na internet ou simplesmente utilizar um processador de texto tornou-se uma prática comum para a grande maioria da população portuguesa: utilizamos estas ferramentas tanto a nível pessoal, como para atividades profissionais. Contudo, frente a uma sociedade cada vez mais tecnológica, quem não domina alguns destes conhecimentos na área da informática poderá sentir-se desatualizado, excluído, ou até mesmo incapaz de realizar algumas tarefas quotidianas. Tendo em conta essas pessoas que não tiveram a oportunidade de crescer ou de trabalhar na era do digital, a Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento dedica regularmente uma parte da sua calendarização à “Informática Sénior”.

Dirigido a uma população que não necessita das novas tecnologias para inserção no mercado de trabalho, mas que apenas se quer manter atualizada e ativa na aquisição de conhecimentos, pretende-se assim estimular a terceira idade na utilização de ferramentas de fácil acesso à informação, assim como promover o seu bem-estar e o reforço de relações interpessoais e sociais, contribuindo para uma saudável mudança de atitude face ao envelhecimento e à sua importância na sociedade. Com a dinamização de sessões informais de formação, são abordados conceitos básicos, ferramentas e programas, tais como o processamento de texto, pesquisa na internet, criação e utilização de email e redes sociais, entre outros.

Na última sessão de mais um ciclo iniciado em janeiro, a entrega dos certificados de frequência do curso aos 22 participantes ficou a cargo da Vice-Presidente da autarquia, Liliana Pimentel, e da professora Helena Araújo, a dinamizadora do projeto que, com um contributo voluntarioso, abraçou novamente este desafio.

É evidente que será sempre uma corrida contra o tempo para tantas aprendizagens nesta área, mas espera-se que estes encontros semanais tenham proporcionado aos participantes os conhecimentos básicos que lhes facilitem a autonomia adequada e necessária para o desenvolvimento de atividades que de outro modo lhes estariam vedadas, tornando os tempos livres mais agradáveis e sociáveis, agora apenas à distância de um clique.