cm-condeixa.pt / notícias / Inovação empresarial vence 4ª edição de Concurso de Empreendedorismo nas Escolas
06 de Abril de 2017

Cooperação, criatividade e espírito de iniciativa distinguidos na apresentação dos vencedores da 4ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, realizada no último fim de semana, em Tábua.

O projeto Quicly Heal, de Bruno Paulino (Eptoliva de Tábua), constituído por pensos rápidos com função antibacteriana extraída da popular erva-das-verrugas, venceu a final do desafio lançado este ano pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM) às diferentes entidades escolares e autárquicas que a compõem.

A fechar o pódio, em 2º lugar, Happy Products, um molho com condimentos naturais, embalado em bisnaga, da Escola Profissional Agrícola de Montemor suplantou o projeto da AE de Oliveira do Hospital, Requei-Bom, cujas bombocas de chocolate com recheio de requeijão, produto abundante no concelho, receberam o meritoso 3º lugar.

Apresentadas cerca de 200 ideias de negócio, apenas 132 participaram nos concursos municipais que selecionaram as 18 equipas finalistas a marcar presença no Centro Cultural de Tábua, de entre as quais a do nosso concelho.

Recorde-se que a 24 de março, na final municipal do concurso em Condeixa, saiu vencedor um projeto associado à área da saúde, o representante do município na final. “Galactic Dron”, da autoria de 3 alunos do 10º ano TEAC da Escola Secundária Fernando Namora, sustentava-se na aplicação de um drone para assistência médica a qualquer pessoa, de forma rápida, e em locais de difícil acesso pelo INEM e bombeiros, possibilitando ainda a monitorização/controlo de segurança em tempo real de zonas críticas com aglomerado de pessoas (festas, encontros, manifestações, praias fluviais, etc.). Em termos de funcionamento, previa-se ainda a disponibilização de uma linha de apoio para a requisição destes serviços, em articulação com o INEM e Bombeiros Voluntários locais.

Ser criativo, ter uma ideia de negócio inovadora para ser empreendedor e transpô-la para o campo prático foi o repto lançado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa. Para já, resta apenas saber os resultados finais do 3º ciclo, desvendados a 27 de maio em Mortágua, por ocasião da “Expo Empresas Júnior”.

Neste escalão, “CDX.ART”, um projeto da turma do 9º C da Escola Secundária Fernando Namora, será o representante do nosso concelho na modalidade “Expo Empresas”, uma novidade na iniciativa que desafia as turmas à criação de uma empresa. A ideia de negócio consiste na criação e venda de peças de roupa únicas, alusivas à cerâmica tradicional, numa recriação do conceito da pintura de Conimbriga do Séc. XVII presente na cerâmica, e transpondo-o para o mundo da moda.

Com um aumento progressivo do número de participantes envolvidos, reconhece-se e valoriza-se através desta iniciativa o mérito de jovens e comunidade escolar como ferramenta essencial de desenvolvimento e crescimento social, económico e regional.