cm-condeixa.pt / notícias / 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal - Serra de Janeanes
05 de Abril de 2017

7 Maravilhas – Aldeias de Portugal - Serra de Janeanes

Fixemo-nos a 364 metros de altitude. A Serra de Janeanes, na freguesia do Zambujal, representa um dos pontos mais elevados do concelho de Condeixa-a-Nova. Enquanto miradouro natural, permite abarcar, num só olhar, a agreste paisagem serrana e um modo de vida genuíno.

Aqui, ainda é possível encontrar um moinho de vento giratório. Este engenho frágil e tosco, cuja estrutura lhe permitia rodar consoante a direção mais favorável, comprova a arte ancestral de aproveitamento do vento para a moagem dos cereais.

Inscrita numa paisagem calcária, esta aldeia caracteriza-se pela fisionomia rústica do seu casario, que integra largamente a pedra na construção. No cimo do lugar e junto ao largo – ainda hoje, o tradicional ponto de encontro dos seus habitantes – ergue-se uma pequena capela, consagrada à Senhora da Espectação.

Os pastores tangem os pequenos rebanhos de cabras e ovelhas para os pastos onde cresce a erva-de-Santa-Maria, que confere ao leite um sabor único e faz do Queijo Rabaçal o produto mais característico da região.

Ponto de apoio à agricultura e à pastorícia, a uvala da Serra de Janeanes, com um lençol de água que se mantém durante todo o ano, é uma das mais bonitas geoformas do Maciço de Sicó.