cm-condeixa.pt / notícias / Apoio da Câmara de Condeixa ao desporto federado atinge valores recorde
09 de Março de 2017

Apoio da Câmara de Condeixa ao desporto federado atinge valores recorde

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai conceder, este ano, o valor mais alto desde o início do mandato no apoio ao desporto federado, em consequência do crescimento do número de atletas e de modalidades praticadas.

Os incentivos às entidades desportivas têm vindo a crescer consecutivamente e, este ano, atingem os 131 mil e 300 euros, o que representa um acréscimo de 232% relativamente a 2013 (mais do triplo) e de 36% relativamente a 2016.

Esta aposta refletiu-se no aumento significativo do número de atletas federados, que passou de 551 em 2013, antes deste Executivo iniciar funções, para os atuais 1028, com uma subida relativamente ao ano passado de 165 atletas.

Este esforço também se refletiu no aumento de modalidades praticadas e apoiadas pela autarquia de 10 em 2013, para as atuais 16, e ainda nos clubes com desporto federado de 4 em 2013 para os atuais 11 (mais um do que no ano passado).

Reflexo deste apoio são também os títulos alcançados pelos diversos clubes na época desportiva passada, tanto a nível distrital/regional, como nacional ou até internacional.

“Os incentivos a conceder pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova às entidades desportivas e a atletas devem servir para incrementar a prática desportiva e contribuir para uma melhoria técnica das atividades federadas, aumentar a taxa de participação desportiva dos munícipes e promover a defesa do associativismo desportivo. E esses objetivos têm vindo a ser alcançados, o que muito nos orgulha na medida em que percebemos que este esforço do município tem vindo a produzir resultados”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita.

O autarca destaca ainda a importância de fomentar hábitos de vida saudável, promovendo o contacto com a natureza sempre que possível, e afastando as crianças e os jovens de atividades prejudiciais ao seu desenvolvimento.

Nesse sentido, a autarquia de Condeixa-a-Nova vai continuar a suportar na íntegra os valores de filiação nas respetivas associações/federações de cada uma das modalidades, bem como os exames médicos e seguros desportivos de todos os atletas do concelho.

Da mesma forma, as despesas de policiamento, bem como os restantes custos com a organização de jogos também continuam a ser suportados pela autarquia, aumentando a segurança de praticantes, pais e amantes do desporto em geral, e libertando os clubes destes encargos que muitas vezes não permitem promover melhorias de condições aos seus atletas.

Este ano será ainda mantido o apoio ao mérito desportivo, com o objetivo de evitar a fuga daqueles que se evidenciaram nas suas modalidades para outros clubes/associações fora do concelho.

Finalmente, para o cálculo dos valores a atribuir a onze clubes/associações do concelho, foi ainda considerada uma ajuda nas despesas com as instalações desportivas próprias e ainda o pagamento de 75% das despesas com serviços de saúde.

Importa referir que para além do apoio monetário por parte do município existem outros apoios que são concedidos aos clubes/associações, nomeadamente a facilidade na utilização dos autocarros e das instalações desportivas municipais e ainda melhorias nos seus recintos desportivos.

Os clubes e associações que receberão aos apoios financeiros agora aprovados, pagos em duas prestações, são: Clube de Condeixa (65.677,50 euros); Condeixa Aqua Clube (17 142,30 €); Os Ugas – AD de Ega (16 037,55 €); ARCD Venda da Luísa (10 998,54 €); Núcleo Sportinguista (8 552,25 €); C. Shukokay Karate-Do5 (5 934,60 €); CCR Alcabideque (2 254,86 €); Casa do Benfica (1 452,69 €); ACRD Condeixa–a-Velha (1 336,50 €); União Recreativa Vila Seca (1 221,03 €) e Bombeiros Voluntários de Condeixa (675,00 €).