cm-condeixa.pt / notícias / Trail de Conimbriga espera cerca de 4 mil participantes
14 de Fevereiro de 2017

Trail de Conimbriga espera cerca de 4 mil participantes

Cerca de quatro mil atletas são esperados na 8.ª edição do Trail de Conimbriga/Terras de Sicó, que engloba quatro distâncias, com partida e chegada em Condeixa, nos dias 25 e 26.

De acordo com Fernando Fonseca, da Associação Desportiva “O Mundo da Corrida”, organizadora do evento, as inscrições estão a decorrer em bom ritmo e deverão atingir o número de 2016, que bateu o recorde de atletas, com perto de 4.000 mil participantes. «Não é só a quantidade, mas a qualidade da prova e a envolvência que tem, com os percursos a serem todos trabalhados de modo a levar os participantes aos sítios de maior importância das terras de Sicó», salientou na conferência de imprensa de apresentação do evento.

Além de Condeixa, o Trail Terras de Sicó estende-se por mais quatro concelhos: Penela, Ansião, Soure e Pombal, situados no maciço calcário da Serra de Sicó, atravessando 14 freguesias. É constituído por quatro provas, de 111, 50, 25 e 15 quilómetros, todas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Trail, sendo que as duas maiores são ainda pontuáveis para o Ultra Trail do Mont Blanc, considerada a prova rainha das ultramaratonas da Europa.

Ao longo do percurso, os participantes vão atravessar as Ruinas de Conimbriga, monumento nacional, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, o castelo medieval de Penela e o complexo romano de Santiago da Guarda (Ansião), além das paisagens naturais da Serra de Sicó.

Para o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, entidade que apoia logística e financeiramente o evento, o Trail Terras de Sicó é já «uma referência concelhia, regional e nacional, que tem crescido de ano para ano». «É uma iniciativa que permite dar a conhecer o território, a cultura e o património, além de promover o comércio e a restauração», sublinhou o autarca Nuno Moita.

Para a edição deste ano, estão já inscritos atletas de 14 nacionalidades (Portugal, Alemanha, Bélgica, Áustria, Rússia, Brasil, Espanha, França, Irlanda, Luxemburgo, Eslovénia, Polónia, Chechénia e Itália) e alguns atletas nacionais que competiram no Campeonato do Mundo, como é o caso de Jérôme Rodrigues (vencedor da edição de 2016), Fernanda Verde, Hugo Sousa e Sofia Roquete.

Com um orçamento de 45 mil euros, o evento envolve uma grande logística, com dezenas de voluntários, e ainda 140 operacionais de vários corpos de bombeiros.

«Estamos a trabalhar para que os participantes saiam satisfeitos e com vontade de voltar», sublinhou Fernando Fonseca.